terça-feira, 21 de julho de 2009

Primeiro EcoPonto será inaugurado em agosto

Local dará tratamento ecologicamente correto para entulhos de construção civil

Uberlândia terá o seu primeiro EcoPonto inaugurado em agosto deste ano, segundo informações do secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira. O local está sendo definido pelas secretarias municipais de Serviços Urbanos, de Planejamento Urbano e de Meio Ambiente. 

A previsão é que a cidade tenha 10 EcoPontos até o final de 2012. "O EcoPonto é uma idéia que já funciona em cidades como São José do Rio Preto, Campinas e Ribeirão Preto. É uma central de recebimento de resíduos de construção civil, como os recolhidos nas reformas feitas em residências", disse Wilmar Ferreira. 

O secretário explica que o local receberá até um metro cúbico de entulho por viagem e terá pessoas treinadas para conferir o material. Recicladores da Arca e da Coru também farão seleção para reciclagem. Os carroceiros serão todos cadastrados pelo Município e treinados para saber o que pode ser levado para o EcoPonto, que será cercado com alambrado, forrado com brita e iluminado. "Será um trabalho que irá integrar e valorizar os carroceiros, além de retirar das ruas os resíduos de construções. Depois que entregarmos o primeiro EcoPonto, as populações de outros bairros poderão conhecer e analisar", destacou Wilmar Ferreira. 

Segundo o secretário, nos EcoPontos entulhos e animais mortos não irão dividir o mesmo espaço. "Hoje temos o serviço de coleta de animais mortos. As pessoas precisam se conscientizar e não jogar em qualquer lugar. Existe um serviço especial para recolher pequenos animais mortos, basta ligar para o telefone 3291.9009 que a Limpebras busca. Grandes animais, a Secretaria de Serviços Urbanos faz a coleta. É só ligar para 3239.2800 ou 3212.5356", finalizou o secretário.

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

Marden Rangel | Secom PMU