quinta-feira, 23 de julho de 2009

Certificado é sinônimo de reconhecimento no mercado

Exame de proficiência testa habilidade na língua inglesa

O CCAA Uberlândia é um dos centros autorizados no Brasil para a aplicação da avançada versão oficial do TOEFL iBT – Internet Based Test, que é utilizada por todas as mais importantes instituições de ensino superior nos EUA e Canadá. O TOEFL iBT é um exame que mede a proficiência na língua inglesa de falantes não nativos e que se divide em quatro seções: Reading (Leitura), Listening (Escuta), Speaking (Conversação) e Writing (Escrita). A prova avalia milhares de estudantes e pesquisadores de todo mundo que procuram ingressar em programas de graduação e pós-graduação, inclusive no Brasil.

Única escola do Triângulo Mineiro credenciada para aplicar a prova via web do TOEFL, o CCAA Uberlândia (em sua Unidade Centro) recebe no dia 25 de julho, a partir das 10h, estudantes da língua inglesa de toda cidade e região para realização do TOEFL iBT, que confere um escore de 0 a 120; e o mínimo a ser conseguido é determinado pela instituição pretendida pelo aluno. O exame tem validade de dois anos, uma vez que a habilidade em língua estrangeira pode se alterar significativamente neste período.

Desde julho de 2007, o CCAA Uberlândia aplica o teste, que é aberto para toda a comunidade. Cerca de 70 pessoas já fizeram o TOEFL na cidade. Luiz Orozimbo Fernandes de Oliveira realizou a prova no ano passado para verificar o nível de sua fluência na língua inglesa. "Aconselho os alunos do nível avançado a fazerem o exame, pois muitas portas podem se abrir no mercado de trabalho, caso se consiga uma boa nota", diz.

A doutoranda em ecologia da UNICAMP, Francielle Paulina de Araujo, se preparou para a prova por quatro meses no CCAA. Seu sucesso nos estudos e na carreira profissional está relacionado à boa nota obtida no TOEFL. "A pontuação no exame foi o primeiro passo para eu conseguir uma bolsa de estágio fora do país. No meu caso, desde a preparação para o TOEFL, desenvolvi minhas habilidades no idioma. O resultado positivo imediato é que me senti mais confiante para estudar em outro país", conta a futura doutora.

Quase todas as grandes universidades exigem o certificado em programas de pós-graduação – mestrado e doutorado. Como exemplos, podem ser citados o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ibmec - São Paulo e Universidade de Brasília-Unb.

Fernanda Paes Leme, uma das diretoras do CCAA, explica que a prova dura em média quatro horas e as respostas serão transmitidas em tempo real para os EUA. "O TOEFL é muito importante para os estudantes da língua inglesa. A prova é reconhecida internacionalmente e pode aumentar as oportunidades acadêmicas e profissionais", explica Fernanda.

Cerca de 800 mil pessoas em todo o mundo – e uma média de 11 mil só no Brasil – fazem a prova TOEFL. Para Raquel Paes Leme, diretora do CCAA Uberlândia, a aplicação do exame é o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela escola. "Isso representa mais economia para os candidatos, uma vez que os estudantes da nossa cidade e região não precisam se deslocar para capitais dos Estados para fazer o exame e podem economizar o dinheiro que seria gasto na viagem", finaliza a diretora.

Mais informações na Unidade Centro do CCAA Uberlândia pelo telefone: (34) 3236-9131. 

Qual a importância de se ter o TOEFL?

- É o exame de competência linguística mais comum e mais conhecido internacionalmente.

- É aceito por mais de 6 mil instituições em 110 países
- É
imprescindível para ingressar em cursos acadêmicos de graduação e pós-graduação nos EUA e no Canadá.
- Também é exigido por instituições educacionais em outros países, tais como Alemanha, Japão, Holanda, etc.
- Algumas
empresas multinacionais pedem o teste de TOEFL para demonstrar o nível de conhecimento do inglês de seus funcionários. 

Pablo Pacheco / Serifa


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.