sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dmae inicia campanha sobre refluxo de esgoto

O alerta será feito por 34 leituristas do Dmae, que se responsabilizam pela entrega de material informativo em 153 mil pontos da cidade 

Os leituristas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) vão percorrer todos os imóveis de Uberlândia. Em cada parada farão um alerta sobre o risco de refluxo de esgoto, no período das chuvas. Também serão distribuídos folhetos em 153 mil pontos da cidade, a partir de segunda-feira, dia 27 de julho. A campanha começa pelos bairros Martins, Bom Jesus, Planalto, Jaraguá e Daniel Fonseca.

Quando chove, o refluxo de esgoto dentro dos imóveis decorre  principalmente, das ligações irregulares de pluvial nas caixas de esgoto. A ligação é clandestina e traz para a rede de esgoto um volume de água de chuva que, por pressão interna, provoca refluxos e extravasamentos em via pública.

Uberlândia possui uma malha coletora de esgoto separada das tubulações de coleta da água pluvial. Com extensão total de 2.400 km, as redes do Dmae coletam esgoto em todos os bairros, exceto em algumas chácaras que possuem sistema próprio de esgotamento sanitário.

O diretor geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes afirma que a baixa ocorrência de refluxo, na estiagem, prova que as redes de esgoto são eficientes quando utilizadas de maneira correta. Diariamente, as redes recebem cerca de 30 intervenções, um número compatível à infraestrutura existente. Porém, quando as chuvas são intensas, o Dmae chega a receber em média 180 solicitações de manutenção por dia, o que dificulta o pronto-atendimento à população.

Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.