quinta-feira, 21 de maio de 2009

Delegação de Uberlândia participa da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

 

Amanhã, dia 22, às 9h, 21 delegados eleitos na II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uberlândia e outros 17 das cidades de Araguari, Tupaciguara, Ituiutaba e Ibiá sairão da porta da Prefeitura, rumo a Belo Horizonte. Os representantes participarão da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que será realizada nos dias 23 e 24, na capital.

 A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra (CCN) vão discutir sobre os "Avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial". O encontro vai reunir grupos étnicos, como negros, indígenas, povos de etnia cigana e será preparatório para a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em Brasília (DF), de 25 a 28 de junho.

Segundo o coordenador da Coordenadoria Afro-Racial (Coafro), órgão ligado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, Carlos Silva, ter representantes de Uberlândia no evento fortalece as ações da Coafro. "Iremos discutir sobre políticas públicas, que visem diminuir a desigualdade e promovam a igualdade racial e, depois, as implantaremos no município", explicou Carlos.

A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem da Conferência.

Em anexo programação do evento.

 

Alitéia Milagre 

Secom PMU

Programação


"Avanços, desafios e perspectivas da

Política Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial".

INFORMAÇÕES : (31) 3348-4462  

PROGRAMAÇÃO

22/05/09 – SEXTA-FEIRA

 
(Atividade Complementar) 
 

15h às 20h – INÍCIO DO CREDENCIAMENTO E HOSPEDAGEM  

17h – MESA TEMÁTICA: Análise do impacto das políticas implantadas, para além fronteiras, com destaque na área das relações internacionais, para os protocolos firmados com os países do continente africano.

 
• Marcos Cardoso (Bacharel em Filosofia e Mestre em História pela UFMG, Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Professor do Curso de Pós Graduação - Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da PUC Minas em Contagem, Membro da Coordenação Pedagógica do Projeto Cantando a História do Samba, Autor do Livro O Movimento Negro em Belo Horizonte da Mazza Edições, Militante do Movimento Negro - CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras e da Fundação Centro de Referencia da Cultura Negra de Minas Gerais). 
Diva Moreira - A crise mundial e seu significado para a população negra 
(Cientista política, consultora independente, inclusive da Seppir - Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e ex Secretária Municipal para Assuntos da Comunidade Negra, da Prefeitura de Belo Horizonte).

 
• Manuel Fernando N'gury (Bacharel em Direito e Especialista em Políticas Públicas pela UFMG, Mestre em Direito Empresarial pela FDMC, Professor de Direito Empresarial pela FACSAL, Diretor Executivo do CEDHUR e Empreendedor Social da ASHOKA).  
 

18h – MESA TEMÁTICA: Análise da realidade brasileira e mineira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Compartilhamento da agenda nacional com o Plano de Ação de Durban.

• Governo do Estado – Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Esporte e Juventude, Secretaria Estadual de Saúde, ITER.  
• SEPPIR - Martvs das Chagas (Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas) 
• Sociedade Civil - Fátima de Oliveira (Médica e escritora. Autora de sete livros na área de saúde e de bioética e de dois romances: "A hora do Angelus" e Reeencontros na Travessia: a tradição das carpideiras". Articulista da página de Opinião do jornal mineiro O TEMPO, desde 2002.Uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz, 2005).

 
                                      
20h – FECHAMENTO DO CREDENCIAMENTO E JANTAR 
 

21h30 – ATIVIDADE CULTURAL LIVRE  

23/05/09 – SÁBADO

8h às 11h – REINÍCIO DO CREDENCIAMENTO  

8h30 – ATO INTERRELIGIOSO   

9h - ABERTURA OFICIAL  

9h15 – HINO NACIONAL CANTADO

 
               HINO A NEGRITUDE

 
               
10h – ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO FIPIR PELOS PREFEITOS  
 

10h15 - APRESENTAÇÃO CULTURAL: CORAL DOS ANGOLANOS  

10h20 - REGIMENTO INTERNO

 
Leitura e Aprovação 
 

11h – MESA TEMÁTICA: Gestão Pública, Participação e Controle Social: compartilhando o poder de decisão  
• Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra 
• Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial 
• Governo de Minas 
 

12h – DEBATE   

12h30 - ALMOÇO   

14h - GRUPOS DE TRABALHO

 
Todas as discussões do temário e os documentos da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial deverão obrigatoriamente transversalizar às questões de gênero, raça, etnia, criança e adolescente, juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência, LGBT, comunidades tradicionais e cultura da sociedade brasileira. (Art.6º, parágrafo único do Regimento)

• GRUPO I – Educação

 
• GRUPO II – Saúde

 
• GRUPO III – Trabalho, Emprego e Renda

 
• GRUPO IV – Segurança e Justiça

 
• GRUPO V – Terra urbana e rural 
 

17h – PRAZO FINAL PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS (AS) À DELEGADO (A) PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL  

21h – JANTAR E APRESENTAÇÕES CULTURAIS

 
24/05/09 – DOMINGO

8h às 11h - PLENÁRIA FINAL (1ª parte)

Apresentação e votação das propostas dos Grupos de Trabalho  

11h às 12h - Eleição dos(as) delegados(as) para a Conferência Nacional por representação e macrorregião.  

12h30 – PLENÁRIA FINAL (2ª parte)

 
Apresentação na plenária dos(as) delegados(as) eleitos(as) para representar Minas Gerais na Conferência Nacional 
 

13h – ENCERRAMENTO E ALMOÇO

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.