Amanhã, dia 22, às 9h, 21 delegados eleitos na II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uberlândia e outros 17 das cidades de Araguari, Tupaciguara, Ituiutaba e Ibiá sairão da porta da Prefeitura, rumo a Belo Horizonte. Os representantes participarão da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial que será realizada nos dias 23 e 24, na capital.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e o Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra (CCN) vão discutir sobre os "Avanços, desafios e perspectivas da Política Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial". O encontro vai reunir grupos étnicos, como negros, indígenas, povos de etnia cigana e será preparatório para a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada em Brasília (DF), de 25 a 28 de junho.
Segundo o coordenador da Coordenadoria Afro-Racial (Coafro), órgão ligado à Secretaria de Cultura da Prefeitura de Uberlândia, Carlos Silva, ter representantes de Uberlândia no evento fortalece as ações da Coafro. "Iremos discutir sobre políticas públicas, que visem diminuir a desigualdade e promovam a igualdade racial e, depois, as implantaremos no município", explicou Carlos.
A expectativa é que cerca de 500 pessoas participem da Conferência.
Em anexo programação do evento.
Alitéia Milagre
Secom PMU
Programação
"Avanços, desafios e perspectivas da
Política Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial".
INFORMAÇÕES : (31) 3348-4462
PROGRAMAÇÃO
22/05/09 – SEXTA-FEIRA
(Atividade Complementar)
15h às 20h – INÍCIO DO CREDENCIAMENTO E HOSPEDAGEM
17h – MESA TEMÁTICA: Análise do impacto das políticas implantadas, para além fronteiras, com destaque na área das relações internacionais, para os protocolos firmados com os países do continente africano.
• Marcos Cardoso (Bacharel em Filosofia e Mestre em História pela UFMG, Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Professor do Curso de Pós Graduação - Especialização em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros da PUC Minas em Contagem, Membro da Coordenação Pedagógica do Projeto Cantando a História do Samba, Autor do Livro O Movimento Negro em Belo Horizonte da Mazza Edições, Militante do Movimento Negro - CONEN - Coordenação Nacional de Entidades Negras e da Fundação Centro de Referencia da Cultura Negra de Minas Gerais).
Diva Moreira - A crise mundial e seu significado para a população negra
(Cientista política, consultora independente, inclusive da Seppir - Secretaria Especial de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial e ex Secretária Municipal para Assuntos da Comunidade Negra, da Prefeitura de Belo Horizonte).
• Manuel Fernando N'gury (Bacharel em Direito e Especialista em Políticas Públicas pela UFMG, Mestre em Direito Empresarial pela FDMC, Professor de Direito Empresarial pela FACSAL, Diretor Executivo do CEDHUR e Empreendedor Social da ASHOKA).
18h – MESA TEMÁTICA: Análise da realidade brasileira e mineira a partir da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial e Compartilhamento da agenda nacional com o Plano de Ação de Durban.
• Governo do Estado – Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Esporte e Juventude, Secretaria Estadual de Saúde, ITER.
• SEPPIR - Martvs das Chagas (Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas)
• Sociedade Civil - Fátima de Oliveira (Médica e escritora. Autora de sete livros na área de saúde e de bioética e de dois romances: "A hora do Angelus" e Reeencontros na Travessia: a tradição das carpideiras". Articulista da página de Opinião do jornal mineiro O TEMPO, desde 2002.Uma das 52 brasileiras indicadas ao Prêmio Nobel da Paz, 2005).
20h – FECHAMENTO DO CREDENCIAMENTO E JANTAR
21h30 – ATIVIDADE CULTURAL LIVRE
23/05/09 – SÁBADO
8h às 11h – REINÍCIO DO CREDENCIAMENTO
8h30 – ATO INTERRELIGIOSO
9h - ABERTURA OFICIAL
9h15 – HINO NACIONAL CANTADO
HINO A NEGRITUDE
10h – ASSINATURA DO TERMO DE ADESÃO AO FIPIR PELOS PREFEITOS
10h15 - APRESENTAÇÃO CULTURAL: CORAL DOS ANGOLANOS
10h20 - REGIMENTO INTERNO
Leitura e Aprovação
11h – MESA TEMÁTICA: Gestão Pública, Participação e Controle Social: compartilhando o poder de decisão
• Conselho Estadual de Participação e Integração da Comunidade Negra
• Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial
• Governo de Minas
12h – DEBATE
12h30 - ALMOÇO
14h - GRUPOS DE TRABALHO
Todas as discussões do temário e os documentos da II Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial deverão obrigatoriamente transversalizar às questões de gênero, raça, etnia, criança e adolescente, juventude, pessoa idosa, pessoa com deficiência, LGBT, comunidades tradicionais e cultura da sociedade brasileira. (Art.6º, parágrafo único do Regimento)
• GRUPO I – Educação
• GRUPO II – Saúde
• GRUPO III – Trabalho, Emprego e Renda
• GRUPO IV – Segurança e Justiça
• GRUPO V – Terra urbana e rural
17h – PRAZO FINAL PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS (AS) À DELEGADO (A) PARA A CONFERÊNCIA NACIONAL
21h – JANTAR E APRESENTAÇÕES CULTURAIS
24/05/09 – DOMINGO
8h às 11h - PLENÁRIA FINAL (1ª parte)
Apresentação e votação das propostas dos Grupos de Trabalho
11h às 12h - Eleição dos(as) delegados(as) para a Conferência Nacional por representação e macrorregião.
12h30 – PLENÁRIA FINAL (2ª parte)
Apresentação na plenária dos(as) delegados(as) eleitos(as) para representar Minas Gerais na Conferência Nacional
13h – ENCERRAMENTO E ALMOÇO
--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.