O empresário Lázaro dos Reis Magalhães é o homenageado pela Fiemg Regional Vale do Paranaíba
A solenidade comemorativa do Dia da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), acontece amanhã, 21 de maio, às 20h, no Expominas, em Belo Horizonte. Além do Industrial do Ano, no evento também serão homenageados com o "Mérito Industrial" os empresários que se destacaram nos diversos setores da indústria mineira. De Uberlândia, o homenageado é Lázaro dos Reis Magalhães, presidente da Politriz.
Sobre o Dia da Indústria
O Dia da Indústria foi instituído pelo presidente Juscelino Kubitchek, em 1957. No mesmo ano, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) criou a Medalha do Mérito Industrial para homenagear industriais de destaque na cena nacional. A medalha nº 1 foi entregue ao Presidente JK, pelo industrial Lídio Lunardi, presidente da CNI e da Fiemg.
Em Minas, a comemoração teve início em 1960, na gestão Fábio de Araújo Motta. Naquele ano, foram condecorados os pioneiros da industrialização mineira. No período de 1961 a 1964, por motivos diversos, a Fiemg não outorgou a medalha do Mérito Industrial, não deixando no entanto de celebrar o Dia da indústria, através de outras comemorações (jantares, banquetes, sorteio de brindes, etc).
Desde 1965, anualmente, no dia 25 de maio, ou em datas próximas, firmou-se a tradição da outorga da Medalha do Mérito Industrial a empresários de destaque. Em 1976, foi instituído o título de "Industrial do Ano", escolhido por Comissão designada pelo presidente da Fiemg.
Em 1985, na gestão do presidente Nansen Araujo foi criada nova categoria de homenageados: os "Construtores do Progresso", destacando personalidades de diversos setores de atividade, não necessariamente ligados à indústria. A escolha dessas personalidades cabe à Comissão do Mérito, sendo homologada pela Diretoria Executiva da Fiemg.
Os homenageados com a Medalha do Mérito Industrial são indicados pelos Sindicatos Patronais em todo o Estado. Essas indicações são examinadas pela Comissão do Mérito, que exige que os candidatos tenham alguns pré-requisitos como: um mínimo de 10 Anos de comando empresarial, pioneirismo na atuação, além de relevantes serviços prestados à comunidade.
Luize Hess | Serifa