quarta-feira, 20 de maio de 2009

Prefeitura de Uberlandia - Palestra sobre “Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes”


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, em parceria com o Ministério Público deu continuidade na tarde da terça-feira (19), as atividades relacionadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso, a Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A palestra sobre "Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes", reuniu mais de 200 pessoas, no Auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo, entre elas o prefeito Odelmo Leão, promotores de justiça, representantes dos conselhos tutelares, organizações não governamentais, psicólogos e assistentes sociais.

Segundo a mestre em psicologia social, Deise Franco Bernadi, presidente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, a parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público é essencial para estabelecer políticas de atendimento à criança e ao adolescente e a interrupção do ciclo da violência no município. "Parabenizo Uberlândia por realizar este evento, tendo como ponto de partida um processo de mudança que pode ser feito através da organização de todos os atores sociais em rede. A iniciativa com certeza vai trazer frutos", afirmou.

Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, disse que o evento é uma forma de discutir as melhores formas de se combater a violência sexual de crianças e adolescentes. "Nesta administração, temos capacitado os profissionais que atuam nessa e em outras áreas, objetivando um trabalho de qualidade e principalmente humanizado, atendendo assim a população com o respeito que ela merece", ressaltou.

Para o promotor da Vara da Infância e Juventude, Epaminondas Costa, a Prefeitura e as entidades têm feito a sua parte pela criança e o adolescente. "Percebemos isso pelo grande interesse da comunidade neste evento. O tema é atual, porque a violência contra a criança, adolescente e a mulher continua e só por meio de uma grande mobilização, poderemos minimizá-la. O fundamental é compreendermos que a proteção à criança e ao adolescente não é tarefa apenas da Prefeitura, mas antes de tudo, da família e da comunidade, através de suas representações, como Ministério Público e Poder Judiciário", explicou.

Alitéia Milagre | Secom PMU