domingo, 17 de maio de 2009

Programa Aninhar faz entrega de jalecos às profissionais de UAIs

Foram entregues na quinta feira, 14/05 pelo Programa Aninhar, às técnicas de enfermagem e enfermeiras que trabalham diretamente nas Salas Aninhar das UAIs, 45 jalecos cedidos gentilmente pela UNIMED Uberlândia.

Em destaque, a enfermeira Genildes Souza e a assistente social Meire Amaral com as profissionais das UAIs Luizote e Martins que receberam os jalecos.

Saiba mais sobre o Programa Aninhar
Programa Aninhar completa cinco anos e beneficia mais de 80% dos recém nascidos do município

Neste ano, o Programa Aninhar que é um programa vinculado ao Programa Saúde da criança e Adolescente do Município de Uberlândia completa 5 anos. Somente no ano passado foram atendidos 7087 recém nascidos e suas respectivas mães, nas unidades do Programa Aninhar, o que corresponde a 87% dos recém nascidos vivos do município de Uberlândia no ano de 2008.

O Programa se destina a criar e coordenar salas de Atendimento Humanizado aos recém-nascidos e  seus familiares, especialmente decoradas, imitando um quarto de bebê, e o atendimento é realizado por profissionais qualificados e periodicamente treinados.

A proposta é dar orientações e oferecer cuidados fundamentais para a saúde do recém-nascido e da mulher no período puerperal, orientando quais são as condutas adequadas de higiene (principalmente genital e do coto umbilical) e fornecendo auxilio no ato de amamentar e suas principais dificuldades, estimulando a Amamentação Exclusiva até os seis meses de idade, como preconiza a Organização Mundial de Sáude. Além disso, faz parte do programa a realização da Triagem Neonatal (Teste do Pezinho), exame de extrema importância para o recém nascido, pois através dele é feito o diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas ou infecciosas assintomáticas no período neonatal permitindo à instituição de tratamento específico e a diminuição ou eliminação de seqüelas associadas para cada doença.

Segundo a enfermeira Genildes Souza Silva, que faz parte da coordenação do Programa, juntamente com a Assistente Social Meire Amaral e a Odontopediatra Beatriz Perfeito, há salas de Atendimento Humanizado aos recém-nascidos e seus familiares em todas as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). "Para esse ano a meta é expandir as ações do Programa Aninhar para as Unidades de Atenção Primária em Sáude, e realizar periodicamente cursos de capacitação e educação continuada para os profissionais envolvidos no programa", disse Genildes.

+fotos

Fonte: Programa Aninhar - Programa Saúde da Criança e do Adolescente
Fone: 3229-1519 ramal 207

Fotos e texto: Renato Cury | SCIS