terça-feira, 24 de abril de 2012

Uberlândia ganha nova unidade do Senai


Parceria entre entidades possibilita construção de sede

Através de um acordo entre o SENAI Uberlândia, a Associação PRÓ-VIDA e Prefeitura Municipal de Uberlândia, com o apoio da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, será construída no bairro Santa Rosa, em Uberlândia, a nova sede do Senai – Escola de Formação Profissional Dr. Celso Charuri do Sistema Fiemg . A PMU doou o terreno, a Central Geral do Dízimo (CGD)-PRÓ-VIDA doou a unidade, materiais e máquinas necessárias para funcionamento e o Senai Uberlândia fica responsável pela administração e gestão escolar .

A nova sede terá as modalidades de Automotiva, Eletrônica, Informática, e Metalmecânica. Com capacidade total de atendimento a 740 alunos por turno (nos 3 turnos total: 2.220) e irá atender uma região carente de escolas profissionalizantes. “A escolha do local da unidade foi estratégica, pensamos num local que poderíamos atender o maior número de pessoas que possuem dificuldades de se locomover para outras unidades do Senai”, explica o Gerente do Senai Uberlândia, Celso Medina.

Esta não é a primeira vez que a PRÓ-VIDA faz uma doação desta proporção. Ano passado foi doado uma escola semelhante na cidade de Aparecida de Goiânia (GO). A escola profissionalizante doada àquela cidade possui 3.062 m² de construção. A unidade no bairro Santa Rosa será a décima escola doada, terá 3.866m² e contará com equipamento completo para aulas práticas . “A Central Geral do Dízimo (CGD) PRÓ-VIDA se multiplicou e hoje promove doações também através de suas afiliadas existentes em várias cidades do Brasil e outros países. Já realizamos mais de 8.600 doações para instituições beneficentes de assistência social, instituições filantrópicas de ensino profissionalizante e regular, hospitais, creches, asilos, etc, num total de 1.726.885 pessoas beneficiadas entre 2004 e 2011, além de mais de 55.518 alunos formados nas escolas doadas ao sistema de ensino profissionalizante SENAI.”, afirma Flávio José Ensina, diretor da CGD-PRÓ-VIDA.

Para o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba, Pedro Lacerda, a nova unidade é um avanço para o desenvolvimento social para a cidade de Uberlândia. “O Senai Uberlândia oferece vários cursos profissionalizantes gratuitos e muita gente não podia cursá-los devido à distância e também pelo alto número de procura. Com a nova sede podemos oferecer mais vagas e atender mais pessoas e Industrias que precisam de mão de obra treinada e qualificada ", finaliza Lacerda.

Sobre o Senai
O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial foi instalado em Uberlândia em 1979, provisoriamente nas dependências do Serviço Social da Indústria - SESI, no bairro Roosevelt, com turmas de aprendizagem industrial e de qualificação, nas áreas de marcenaria, eletricidade, ajustagem e tornearia mecânica. No primeiro semestre de 1998, iniciou-se o Curso Técnico de Telecomunicações.  Neste mesmo ano iniciou-se as atividades de prestação de serviços laboratoriais para as indústrias de Uberlândia e região.
No ano de 2004 o LAMAM – Laboratório de Alimentos e Meio Ambiente conseguiu a acreditação junto ao INMETRO pela ISOIEC 17025, tornando-se um dos únicos laboratórios acreditados da região, naquele ano. Em 2007 o LAMAM foi acreditado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a classificação de amostras de arroz, milho e feijão.
No ano passado ocorreu à integração das unidades CETAL e CFP. Neste mesmo ano foram atendidos aproximadamente 2060 alunos dos cursos aprendizagem, técnicos, qualificação e aperfeiçoamento. Foram realizados 40 mil serviços laboratoriais junto às empresas de Uberlândia e região. Atualmente a meta é atender 4.023 alunos com a oferta de diversos cursos nas modalidades técnico, aprendizagem, qualificação e aperfeiçoamento e 50 mil serviços laboratoriais.

Associação PRÓ-VIDA
A PRÓ-VIDA é um movimento filosófico iniciático, que se propõe a conduzir pessoas interessadas a reconhecer e despertar o enorme potencial de suas capacidades mentais, psíquicas e espirituais. Fundada em 1979, na cidade de São Paulo, pelo Dr. Celso Charuri, médico cirurgião, psicanalista, cientista e acima de tudo um filósofo que dedicou toda a sua vida ao profundo estudo da mente humana.
Oferece a seus participantes um programa gradual de treinamento e desenvolvimento mental, ordenado em níveis de formação, apresentados através de cursos, exercícios, treinamentos, reuniões para discussão sobre temas, palestras, pesquisas e convívio. Um conjunto de atividades que permitem o desenvolvimento e a ampliação da consciência, ou seja, da percepção e reconhecimento de si mesmo e do meio, favorecendo a realização de seus objetivos. 

A Central Geral do Dízimo-PRÓ-VIDA foi fundada pelo Dr.Celso Charuri em 12 de outubro de 1979 e é, em resumo, o ato de sabedoria manifestada, o Grande Exemplo, a ação  genuína do Homem Consciente e integrado ao Propósito Universal, enfim, a Felicidade de Ser que está nas mãos de quem dá.