terça-feira, 17 de abril de 2012

Mutum no Mercado Municipal



Longa baseado em obra de João Guimarães Rosa é exibido no Mercado Municipal

Em uma paisagem árida, onde muitos carregam um olhar desencantado por ter que suportar as dores da vida, surge uma centelha de esperança. É disso que trata o longa “Mutum” (Brasil/França, 2007 – 95 minutos, cor), que será exibido nesta quarta-feira (18), às 20h, no pátio do Mercado Municipal. A sessão especial faz parte do Cinema no Mercado - projeto da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Uberlândia – que tem como objetivo apresentar produções contemporâneas à comunidade em espaços públicos alternativos.

Mutum
A película escolhida para esta edição é um drama baseado em Miguilim, personagem central da obra “Campo Geral”, do escritor mineiro João Guimarães Rosa (autor de Sagarana e Grande Sertão: Veredas). Dirigido por Sandra Kogut, o longa narra a história de uma família que vive no sertão de Minas Gerais, em uma cidade isolada chamada Mutum. Thiago e Felipe são irmãos que enfrentam silenciosamente o mundo dos adultos, repleto de traições, violências, desencantos e silêncios. Em meio a gargalhadas e brincadeiras infantis, as duas crianças apreciam a descoberta como testemunhas curiosas e sonhadoras, em busca de uma possível redenção em meio ao cenário sertanejo.

O quê: Projeto Cinema no Mercado, com a exibição do filme “Mutum”
Quando: 18 de abril (quarta-feira), às 20h
Onde: Pátio do Mercado Municipal – Rua Olegário Maciel, 255, Centro
Entrada franca

Ficha técnica:
“Mutum” (Brasil/França, 2007 – 95 minutos, cor)

Direção: Sandra Kogut

Elenco: Thiago Silva Martins, Wallisson Felipe Leal Barroso, João Miguel, Izadora Fernandes, Rômulo Braga, Paula Regina Sampaio da Silva, Maria das Graças Leal de Macedo e Eduardo da Luz Moreira

Sinopse: Mutum quer dizer mudo. Mutum é uma ave negra que só canta à noite. E Mutum é também o nome de um lugar isolado no sertão de Minas Gerais, onde vivem Thiago e sua família. Thiago tem dez anos e é um menino diferente dos outros. É através do seu olhar que enxergamos o mundo dos adultos. Ao lado de Felipe, seu irmão e único amigo, o garoto será confrontado com este universo, descobrindo-o ao mesmo tempo em que terá de aprender a deixá-lo.

via Secom PMU
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO