sábado, 14 de abril de 2012

Escolas de Uberlândia participam de inquérito sobre parasitoses




Uberlândia vai participar do inquérito que será realizado em nível nacional na rede de ensino para conhecer o perfil epidemiológico de parasitoses intestinais, como Esquistossomose mansoni e Geo-helmintoses. 

O trabalho será realizado em parceria com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. O público-alvo são estudantes entre 7 e 14 anos.

A metodologia utilizada para definir o campo de pesquisa foi aleatória. Nos estados foram sorteadas as Superintendências Regionais de Saúde, os municípios e as respectivas escolas públicas e privadas do ensino fundamental. Dentre os municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia foram sorteados Iraí de Minas e Uberlândia, onde trinta escolas vão participar do inquérito, sendo 13 municipais, 10 estaduais, 6 particulares e uma federal.

Em cada unidade, foi selecionada uma sala de aula, totalizando mais de 800 alunos. O início do inquérito está previsto para o dia 18 de abril. Haverá reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes da sala selecionada para entrega do termo de consentimento e do recipiente para a coleta do material. Após cinco dias, todos os estudantes devem entregar os frascos.

As amostras serão processadas pelo laboratório central do município e os resultados serão enviados para o laboratório de referência, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Belo Horizonte. Os resultados obtidos irão subsidiar o planejamento de ações específicas para contribuir na viabilização de medidas de prevenção, controle e tratamento.

via Secom PMU