terça-feira, 17 de abril de 2012

Prefeitura de Uberlândia oferece tratamento com acupuntura


Daniel Nunes/Secom PMU

Pessoas que sofrem de dores crônicas ou que se recuperam de grandes traumas, como acidente vascular encefálico, podem se tratar com acupuntura no Centro de Reabilitação Municipal (Cerem). O atendimento é oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desde novembro de 2010.

Os encaminhamentos são feitos pelos profissionais das unidades de saúde quando é constatada a necessidade da terapia. Cerca de 60 pacientes são atendidos por semana. O tratamento dura em média de três a quatro meses ou dez sessões. “A acupuntura alivia a dor da inflamação e auxilia na recuperação mais rápida. Quem fica com um braço rígido depois de um derrame, por exemplo, percebe melhora na flexibilidade”, disse Lucas Menezes de Oliveira, médico acupunturista.

A aposentada Amélia Inácio de Freitas Silva foi encaminhada para o tratamento há duas semanas. Ela tem rompimento de tendão no ombro e, devido a outros problemas de saúde, não pôde fazer a cirurgia recomendada. “A dor diminuiu e consigo me movimentar mais. Ainda não conhecia a acupuntura. Gostei muito”, afirmou.

Além de tratar os problemas físicos, a acupuntura trabalha também os aspectos psicológico e emocional dos pacientes. “Depois da primeira ou segunda sessão, o paciente nota uma melhora no sono e diminuição da ansiedade”, explicou o médico acupunturista. O acesso à medicina não-convencional é incentivado pelo Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). A Organização Mundial de Saúde, desde 1970, estimula os países a implementar políticas na área.

Sobre a acupuntura
A acupuntura é uma prática milenar chinesa que trabalha com o estímulo de pontos específicos do corpo para obter resultados terapêuticos. O tratamento é efetivo e cientificamente comprovado.

via Secom PMU
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO