Auditório ficou lotado durante o evento |
As explanações sobre o tema principal foram conduzidas pelo professor titular do Serviço de Moléstias Infecciosas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – HCU – e Presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Prof. Dr. Marcelo Simão Ferreira. O Dr. Helio Lopes da Silveira, titular de pneumopediatria do Hospital de Clínicas da UFU abordou a "Pneumonia em Pediatria"; Dr. Vinícius Paulino da Costa, médico infectologista, "Pneumonia Hospitalar", e Dra. Michelle Godoy Canazza Damian, coordenadora da parte médica do setor de radiologia do Hospital de Clínicas da UFU, discorreu sobre “Aspectos Radiológicos da Pneumonia”.
Dentre os dados divulgados, alguns chamam a atenção. A cada ano, 2 milhões de casos de pneumonia ocorrem no Brasil e mais de 33.000 brasileiros morrem pela doença. No mundo, em média cinco crianças morrem por minuto com pneumonia.
“Nós agradecemos aos profissionais que contribuíram para o sucesso desta primeira edição do evento e já estamos preparando os próximos”, diz o diretor técnico do MadreCor, Dr. Renato Spindel.
Encontro
O evento faz parte de uma das iniciativas do Instituto MadreCor de Ensino e Pesquisa - IMEP criado recentemente com o intuito de proporcionar condições para o desenvolvimento científico dentro do Hospital MadreCor e abrir um espaço para aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais de saúde da região junto a iniciativa privada. “Nosso objetivo é promover um espaço interno de discussão de casos, trazer o ensino e a pesquisa para dentro da nossa instituição, além de realizar eventos de natureza científica, abrindo um espaço regional para palestras e atualizações na área de assistência à saúde”, explica Renato Spindel.
O IMEP é uma inovação na área da saúde privada em Uberlândia. “O pioneirismo do MadreCor em atualizar os profissionais traduz também a responsabilidade social, já que o espaço é aberto à participação gratuita de todos os interessados”, finaliza Spindel.
Érica Magalhães | MF
Veja também: