segunda-feira, 23 de abril de 2012

HCU-UFU participa de campanha contra o ruído

O Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, Superintendência Regional de Saúde e a Prefeitura Municipal promove na próxima quarta-feira, 25, Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD - International Noise Awareness Day), seminário sobre o assunto com o tema "Ruído! Existem motivos para você se proteger".

O evento será realizado no anfiteatro do Bloco 4K, campus Umuarama, a partir das 8h, e é aberto a toda à comunidade. As inscrições podem ser feitas pelo email: sefono@hc.ufu.br, até às 13h, do dia 24 de abril, informando nome completo e email. Serão fornecidos certificados.

Como parte da programação haverá palestra com o tema "Ruído", proferida pelo médico otorrinolaringologista do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva (SASA/HCU-UFU), Cleber de Freitas.

A equipe da secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Uberlândia fará apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Ambiental. Logo após, o Capitão Carlos Magno Nunes irá divulgar as ações realizadas pela Polícia Militar na fiscalização ao excesso de ruído.  Encerrando o seminário haverá uma mesa redonda sobre o tema.

A poluição sonora é um dos fatores mais graves que afetam o planeta. Especialistas alertam que o ruído esta entre os principais agentes causadores de estresse, insônia, depressão e perda auditiva, sendo considerado um sério problema de saúde pública.

No HCU-UFU, referência para Uberlândia e região no atendimento a pacientes com problemas de audição, nos últimos quatro anos já foram adaptados em torno de 4.000 aparelhos auditivos. De acordo com a equipe do Serviço de Atenção à Saúde Auditiva do hospital, os pacientes que procuram tratamento estão cada vez mais jovens.

Campanha
A campanha do INAD surgiu há 15 anos e recebe apoio de entidades do mundo todo. Neste ano, o lema da campanha é "Bem estar garantido é bem estar sem ruído".

Em todo o mundo, serão realizadas atividades como palestras e orientações para controle da poluição sonora. Para destacar o impacto do ruído no dia a dia, os organizadores do INAD propõem também um minuto de silêncio, entre 14h25 e 14h26, para promover uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre os danos causados pelo excesso de ruído na saúde e no bem-estar dos seres humanos.

Confira a programação:

8h – Café da Manhã
8h30 - Abertura
8h50 - Apresentação com o tema: Ruído – Dr. Cleber de Freitas - Médico Otorrinolaringologista  HC – UFU
9h10 – Apresentação da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Uberlândia – Luiz Antonio Moura
9h30 – Apresentação da Polícia Militar MG – Capitão Carlos Magno Nunes
9h50 – Mesa redonda
10h30 – Encerramento 

via Juliana Valéria com informações do Inad.
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.