terça-feira, 3 de abril de 2012

Road movies são destaques do Cineclube Cultura de abril

Colocar o pé na estrada em busca de liberdade, aventura ou qualquer outro pretexto. Quando o assunto é o gênero road movies muita gente lembra de rebeldia, fugas, adrenalinas ou experiências arriscadas em um cenário deserto e cheio de perigos. Para mostrar ao mundo que a categoria não se resume apenas a estereótipos e se manifesta de diferentes maneiras, o Cineclube Cultura apresenta a mostra "Na Estrada", com películas produzidas nos Estados Unidos, França e México. As exibições acontecem sempre aos finais de semana, a partir das 20h, na Sala Roberto Rezende, na Oficina Cultural.

O quê: Cineclube Cultura - "Na Estrada"
Quando: às 20h dos dias 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de abril
Onde: Sala Roberto Rezende - Oficina Cultural
Endereço: Praça Clarimundo Carneiro, 204, bairro Fundinho
Entrada franca

Confira a programação:

Sábado (14)
"Corrida para o Destino" (Vanishing Point – EUA/2007, cor, 99 min)
Direção: Richard Sarafian
Elenco: Barry Newman, Cleavon Little e Dean Jagger
Sinopse: Kowalski, ex-fuzileiro, herói de guerra e ex-piloto de corrida, recebe a tarefa de levar um Dodge Challenger branco do Colorado até São Francisco, na Califórnia. Ele faz uma aposta de entregar o carro em menos de 15 horas, sendo perseguido por motos, carros e helicópteros da polícia. Durante o trajeto, Kowalski é guiado por um DJ cego e negro, conhecido como Super Soul, que possui uma escuta da polícia. Este filme é considerado um dos road movies mais cultuados pelos cinéfilos. Foi homenageado pela banda de rock Audioslave (no clip da música "Show Me How To Live") e pelo diretor Quentin Tarantino (no filme "À Prova de Morte").

Domingo (15)
"E Sua Mãe Também" (Y Tu Mamá También – México/ 2001, cor, 102 min)
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Ana López Mercado, Diego Luna e Gael Garcia Bernal
Sinopse: Dois amigos adolescentes (Julio e Tenoch) se preparam para entrar num verão que promete ser dos mais enfadonhos. Suas namoradas foram viajar e ambos estão sozinhos, sem muita coisa a fazer. Até que entra em cena a atraente espanhola Luísa, mulher mais velha e casada, que imediatamente chama a atenção dos rapazes. Os três decidem ir à praia: uma simples viagem de alguns dias que definitivamente vai mudar as histórias de suas vidas. O filme ganhou dois prêmios no Festival de Veneza: revelação para os atores Diego Luna e Gael García Bernal e roteiro para o diretor Alfonso Cuarón.

Sábado (21)
"Corrida Sem Fim" (Two-Lane Blacktop – EUA/1971, cor, 102 min)
Direção: Monte Hellman
Elenco: James Taylor, Warren Oates e Laurie Bird
Sinopse: "Corrida Sem Fim" mostra o universo da paixão automobilística norte-americana, na forma de um road-movie existencialista. Um carro Chevy 55 cinza é o único fator que move o Motorista (vivido pelo famoso cantor James Taylor) e o Mecânico (Dennis Wilson, integrante do grupo Beach Boys). Ambos conhecem uma garota (Laurie Bird) e partem pelas estradas do oeste americano cruzando o país. Encontram por acaso G.T.O (Warren Oates) – personagem tem o mesmo nome do conversível que dirige – e apostam uma corrida até Washington. O vencedor ganha o automóvel do adversário.

Domingo (22)
"Coração Selvagem" (Wild At Heart – EUA/1990, cor, 125 min)
Direção: David Lynch
Elenco: Nicolas Cage, Laura Dern, Willem Dafoe
Sinopse: Cumprindo pena por homicídio, Sailor obtém liberdade condicional e aproveita para embarcar com sua namorada Lula numa viagem rumo à Califórnia. Contudo, a mãe da moça coloca um detetive particular e um gângster no encalço do casal. O filme foi premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Sábado (28)
"O Demônio das 11 Horas" (Pierrot Lê Fou – França/1965, cor, 110 min)
Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Jean-Paul Belmondo, Anna Karina e Dirk Sanders
Sinopse: Cansado de sua confortável e previsível vida burguesa, o professor de espanhol Ferdinand Griffon abandona a mulher e os filhos e foge com Marianne, com quem teve um caso cinco anos antes. Depois que um corpo é encontrado no apartamento dela, o casal escapa em direção ao sul da França, deixando um rastro de roubos por onde passam.

Domingo (29)
"Sem Destino" (Easy Rider – EUA/1969, cor, 95 min)
Direção: Dennis Hopper
Elenco: Peter Fonda, Dennis Hopper e Antônio Mendoza
Sinopse: Depois de contrabandearem drogas do México para Los Angeles, dois motociclistas, (Wyatt e Billy) viajam pelo sul e sudeste dos Estados Unidos com destino a New Orleans. Lá irão para participar do Mardi Gras, grande festa do carnaval local. No caminho encontram um advogado alcoólatra que se une ao grupo. O filme é uma viagem de autoconhecimento, de acordo com o espírito que influenciava os jovens da época, marcado pelo movimento hippie e pela contracultura. Por onde passam, entram em contato com costumes diferentes e captam as tensões de uma América dividida entre os valores tradicionais e o novo ideal libertário. Pelo seu comportamento, roupas e despojamento, despertam a curiosidade, mas também a hostilidade dos habitantes locais.

via Secom PMU
--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO