segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Preparativos para a Movimenta 2012 estão a todo vapor

A comissão organizadora da Movimenta 2012 – Feira Internacional de Logística de Uberlândia recebeu na semana passada o economista e consultor de desenvolvimento e logística do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de Minas Gerais (Setcemg), Luciano Medrado. Ele esteve em Uberlândia para conhecer o projeto da feira que é promovida pela a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), o Núcleo de Transportes e Logística Integrada (NTLI), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Triângulo Mineiro (Settrim) e Projeto Plataforma de Valor do Brasil Central (PVBC), com o apoio da Prefeitura de Uberlândia e Sebrae-MG.


Em sua visita Luciano Medrado destacou a importância do setor de logística para todo o país. Segundo ele, no Brasil, a logística assumiu relevância nos últimos oito anos. "Com a economia globalizada, esse passa a ser o principal fator de competitividade da economia brasileira. Assumindo em 2011 a posição de 6ª economia do mundo, ainda ocupa o 56º lugar em competitividade", disse.


Para Luciano Medrado, um dos maiores desafios do setor de logística no Brasil ainda é o conhecimento não inteiramente dominado. "Temos concentrado o conhecimento em gestão da cadeia de suprimento (supply chain management) e estamos carentes de conhecimento em operação e inteligência logística", afirmou.

Além desse, ele também destacou outros desafios do setor, como a infraestrutura, a falta da intermodalidade e a logística de abastecimento urbano.


O consultor lembrou ainda que Uberlândia historicamente é muito ligada ao setor de logística. Por este e vários outros fatores, como investimentos em infraestrutura e principalmente por conta de parcerias entre o poder público e empresas privadas, a cidade vem se consolidando cada vez mais como Capital Nacional da Logística. "Uberlândia é o maior parque distribuidor atacadista da América Latina. Logística é fundamentalmente distribuição e não haveria logística se não houvesse o comércio e as indústrias. Por fim, lembro que, eventos como a Movimenta 2012 são extremamente importantes para disseminar a cadeia logística, alavancar novos negócios e atrair novos investimentos. Por isso, apoiamos e estaremos juntos neste evento", disse.


A feira acontecerá no mês de junho e a expectativa da comissão organizadora é atrair um público de mais de 4 mil visitantes por dia. O evento ocorrerá nos dias 12, 13, 14 e 15 de junho, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Uberlândia, o Camaru, local que será totalmente preparado para receber mais de 100 expositores do Brasil e de outros países.

 

Lucas Barbosa G.A.

--
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.