quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sábado (18) é dia de vacinação infantil


Duas novas imunizações foram incluídas no Calendário Básico de Vacinação          

Crianças menores de cinco anos que estão com o cartão de vacinação incompleto serão beneficiadas por uma campanha nacional de atualização. A mobilização será no sábado (18) em todas as unidades municipais de saúde, inclusive nos distritos, das 8h às 17h. Serão fornecidas gratuitamente as doses das vacinas: BCG, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, entre outras do Calendário Básico de Vacinação. A expectativa é imunizar mais de 40 mil pessoas em Uberlândia.

A campanha continua entre os dias 20 e 24 de agosto e marca a alteração no Calendário Básico de Vacinação da Criança. Foram incluídas duas novas imunizações para as crianças que vão iniciar a vacinação a partir do segundo semestre deste ano.

Uma das novidades é a Pentavalente, que substitui a Tetravalente. Ela previne contra difteria, tétano, pertusses, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. A Pentavalente é dividida em três doses e oferecida aos dois, quatro e seis meses de idade. As crianças que já foram imunizadas com a Tetravalente receberão a dose contra hepatite B.

Outra vacina inserida no Calendário é a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que protege contra a poliomielite e será oferecida em duas doses, de forma injetável, aos dois e quatro meses de vida. Ainda contra a poliomielite, será oferecida a Vacina Oral Poliomielite (VOP) aos seis meses e aos 15 meses. A criança menor de cinco anos que iniciou esquema com VOP deve completar com a mesma vacina. Já aquelas que não iniciaram, seguirão o novo esquema sequencial.

“É uma ação destinada às crianças, mas os pais e responsáveis também podem aproveitar a oportunidade e levar também seus próprios cartões para serem checados. Se alguma vacina estiver faltando, eles poderão atualizar com as imunizações que fazem parte do calendário do adulto”, disse Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde.

Campanha de atualização do cartão de vacinação para menores de cinco anos
18 de agosto (sábado) e 20 a 24 de agosto (segunda a sexta-feira)
Unidades municipais de saúde
Horário: 8h às 17h

via Secom PMU