terça-feira, 28 de agosto de 2012

Prefeitura entrega mais um EcoPonto para a população

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos começou nesta segunda-feira (27) as atividades de mais um EcoPonto. Os moradores do bairro São Lucas e região passam a contar com um local para direcionamento de resíduos de construção civil (RCC) dos pequenos geradores, podas de árvores, materiais inutilizáveis nas residências e recicláveis. A nova unidade está instalada na rua do Gari, esquina com rua do Motorista.

O trabalho de implantação dos EcoPontos teve início em 2009 pela administração do prefeito Odelmo Leão. A iniciativa atende às legislações de meio ambiente em relação ao gerenciamento dos resíduos sólidos, que envolvem sistemas de reutilização, reciclagem, planejamento e desenvolvimento de programas coerentes com as políticas urbanas e ambientais.

 “Os EcoPontos vieram com a finalidade de resolver um antigo problema dos bairros: os lixões. Haviam pontos críticos e as pessoas depositavam materiais de forma irregular e sem controle, como entulhos, podas de árvore, recicláveis, orgânicos. Os EcoPontos suprem essas necessidades da população, criando alternativas para destinação dos resíduos que não têm coleta regular”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Batista Júnior

Atualmente, Uberlândia possui oito centrais distribuídas nos bairros Luizote de Freitas, Santa Rosa, São Jorge, Guarani, Roosevelt, Daniel Fonseca, Morumbi e São Lucas. “Até o final do ano, mais duas devem ser entregues nos bairros Tocantins e Cruzeiro do Sul. Dessa maneira, vamos concluir a implantação de dez EcoPontos e cumprir um compromisso do plano de governo do prefeito Odelmo Leão”, acrescentou o secretário.

Os resíduos recicláveis acumulados nos EcoPontos são direcionados para cooperativas e associações de catadores para serem reciclados. A ação contribui para gerar emprego, renda e qualidade de vida para os trabalhadores do setor. Já os resíduos da construção civil são utilizados no aterro sanitário para recobrimento da massa de lixo. Com essas medidas, a maioria dos resíduos produzidos no município encontra uma destinação final correta.

Outra atividade econômica beneficiada com os EcoPontos é a dos carroceiros, que  descarregavam os resíduos em locais inadequados e hoje contam com as centrais. Nos locais, além de fazer a destinação correta dos resíduos, os trabalhadores e seus animais podem descansar nesses espaços com dignidade e bons tratos.

Grandes geradores
A resolução 307 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece que os grandes geradores devem se responsabilizar pelo transporte, destinação e armazenamento correto dos resíduos produzidos por construção, reforma, reparos e demolições de estruturas e estradas, bem como por aqueles resultantes da remoção de vegetação e escavação de solos. A destinação deve ser feita para local previamente determinado e licenciado pelos órgãos ambientais.

O que são resíduos de construção civil?
Tijolos, blocos cerâmicos, concreto em geral, solos, rochas, metais, resinas, colas, tintas, madeiras e compensados, forros, argamassa, gesso, telhas, pavimento asfáltico, vidros, plásticos, tubulações, fiação elétrica, entre outros.

Encontre aqui um EcoPonto em Uberlândia

via Secom PMU