segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Prefeitura é parceira em levantamento de parasitas intestinais


As secretarias municipais de Educação e de Saúde são parceiras da Superintendência Regional de Saúde (SRS) no trabalho de conhecimento do perfil epidemiológico na rede de ensino de Uberlândia. A ação preventiva faz parte do Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose mansônica e Geo Helmintoses.

Na manhã desta terça-feira (14), o professor Áureo Almeida do Centro de Pesquisas René Rachou/ Fiocruz estará em Uberlândia para explicar a importância desse levantamento para a cidade e como serão realizadas as ações. O pesquisador se reunirá com representantes de cada instituição envolvida nos trabalhos. A reunião será as 13h30, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).   

O Inquérito Nacional vai abranger em Uberlândia 30 escolas públicas e particulares com o objetivo de conhecer a atual prevalência dos considerados parasitas intestinais. O município foi um dos sorteados na região para receber a ação que teve início em abril deste ano e agora segue para mais uma etapa.

O foco é realizar a coleta de amostras de estudantes do ensino fundamental com idade entre 7 e 14 anos. Posteriormente os 781 exames serão processados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados serão enviados para o laboratório de referência em Belo Horizonte.

Ao todo, participam do levantamento 13 escolas municipais, 10 estaduais, 6 particulares e uma federal. A pesquisa vai servir para o planejamento de ações específicas e orientação das medidas de prevenção, controle e tratamento de parasitas intestinais. Agentes de educação em saúde vinculados ao programa Saúde Todo Dia vão ajudar no trabalho de conscientização

via Secom PMU