segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Caderneta de vacinação infantil pode ser atualizada até sexta-feira (24)


A campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação infantil continua em Uberlândia. No dia “D” de vacinação, realizado no último sábado (18), 15.566 crianças foram levadas às unidades municipais de Saúde. Deste total, 3.841 colocaram a caderneta em dia. São fornecidas gratuitamente as doses da BCG, Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), DTP (difteria, tétano e coqueluche), Febre Amarela, entre outras do Calendário Básico de Vacinação.

De acordo com Maria Aparecida dos Santos, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, a movimentação nos postos de saúde foi positiva no primeiro dia de campanha. “Uberlândia conta hoje com cerca de 40 mil crianças menores de cinco anos e as unidades de saúde já receberam 25% do total deste público. 

A nossa expectativa é que todas as crianças sejam levadas às unidades até o fim da campanha, que termina nesta sexta-feira, para checagem da caderneta. São mais de 60 locais envolvidos na ação, inclusive nos distritos, atendendo ao público das 8h às 17h”, enfatizou.

Cida Santos lembra ainda que para as crianças que vão iniciar a vacinação a partir do segundo semestre deste ano estão disponíveis duas novas vacinas. Uma delas é a Pentavalente, que substitui a Tetravalente. Ela previne contra difteria, tétano, pertusses, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. 

A Pentavalente é dividida em três doses e oferecida aos dois, quatro e seis meses de idade. As crianças que já foram imunizadas com a Tetravalente receberão a dose contra hepatite B.

Outra vacina inserida no Calendário é a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), que protege contra a poliomielite e será oferecida em duas doses, de forma injetável, aos dois e quatro meses de vida. Ainda contra a poliomielite, será oferecida a Vacina Oral Poliomielite (VOP) aos seis meses e aos 15 meses. A criança menor de cinco anos que iniciou esquema com VOP deve completar com a mesma vacina. Já aquelas que não iniciaram, seguirão o novo esquema sequencial.

Os pais e responsáveis que levarem as crianças para tomar as doses também poderão atualizar suas cadernetas de acordo com o calendário do adulto.

O quê: Campanha de atualização do cartão de vacinação para menores de cinco anos
Quando: Até 24 de agosto
Onde: Unidades municipais de saúde
Horário: 8h às 17h

via Secom PMU