sábado, 13 de junho de 2009

Zoológico do Parque do Sabiá receberá onça-pintada

Animal é proveniente da região amazônica

 

            Uma onça-pintada, resgatada de uma comunidade ribeirinha na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no estado do Amazonas, fará parte da lista de animais do zoológico do Parque do Sabiá. O animal tem quatro anos de idade e será enviado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

            De acordo com Elisete de Araújo Naves, veterinária do Parque do Sabiá, não se sabe ao certo quando a onça chegará, pois a viagem para Uberlândia inclui passagens por Manaus e Brasília. "Não tínhamos uma onça-pintada desde 2006, quando morreu a última do zoológico, com mais de 25 anos de cativeiro", disse. Ela conta que anualmente o zoológico relata ao Ibama os animais que nasceram ou morreram e desde 2006 aguarda o envio de um felino da mesma espécie. Atualmente, o local abriga seis onças suçuaranas (pardas) e mais sete felinos, como leões, jaguatiricas, gatos mouriscos e tigrinas (gatos pequenos do mato). Ao todo, o zoológico possui 230 animais de variadas espécies.

            Elizete Naves conta que ao chegar, a onça será colocada em regime de quarentena pelo prazo de 30 a 60 dias. "Aguardamos ansiosos e já estamos providenciando o recinto que a receberá, fazendo limpeza e colocando troncos novos", ressaltou Elisete Naves.

            Segundo o jornal O Estado de São Paulo, do dia 4 de junho, a onça estava ameaçada pelas cheias da região amazônica e foi "capturada e criada, desde filhote, em uma pequena jaula de madeira por um morador da comunidade Bate Papo, na Reserva de Marimauá". O jornal menciona ainda que o criador da onça morreu e em agosto de 2008 ela foi entregue ao Ibama.

 

Marden Rangel

Secom PMU



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.