terça-feira, 16 de junho de 2009

Seminário discute Simples Nacional

Evento acontece durante todo o dia, no auditório Cícero Diniz, no Centro administrativo 


Servidores públicos das receitas federal, estadual, da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Uberlândia e de outras 58 prefeituras da região, economistas, contadores e micro-empresários estão participando no auditório Cícero Diniz do Centro administrativo, do Seminário Simples Nacional. O evento é uma parceria da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Uberlândia, da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Uberlândia, da Superintendência Regional da Fazenda e da Superintendência Regional do Banco do Brasil.

O Simples Nacional é uma forma unificada de arrecadação de tributos e contribuições federais, estaduais e municipais, devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte, que têm arrecadação de até R$ 2,4 milhões por ano. "Em uma mesma guia, na mesma declaração o contribuinte paga todos os tributos. Tanto as prefeituras, quanto a Receita Estadual e a Receita Federal administram em conjunto esses tributos", disse o delegado da Receita Federal em Uberlândia, Nilson Alves Pontes Júnior.

O prefeito Odelmo Leão lembrou a importância e necessidade da arrecadação de tributos através do Simples Nacional, já que no caso do Município, o ISS (Imposto Sobre Serviço), a arrecadação é feita quase online. "Em um momento de crise, Uberlândia é reconhecida nacionalmente por ter a melhor merenda escolar pelo segundo ano consecutivo, temos o melhor programa de aleitamento materno do Brasil, somos a cidade com a menor taxa de mortalidade infantil e saímos da 32ª posição em consumo para a 27ª. Isso acontece porque os tributos são aplicados no próprio Município", observou o prefeito. 

Para o Secretário Municipal de Finanças, Aldorando Dias de Sousa, o Seminário é importante principalmente para o entendimento do sistema de arrecadação de impostos. "O Simples Nacional não só dificulta o lançamento errado de tributos, bem como, a sonegação. Eventos como este, servem também para integrar as receitas estadual, federal e municipal", disse.

Na palestra de abertura, o delegado da Receita Federal em Uberlândia apresentou um histórico do Simples Nacional, que entrou em vigor no dia 1º de julho de 2007. Na segunda palestra

 

do dia, o auditor-fiscal da Receita Federal em Uberlândia, Valtair Soares Ferreira, destaca o tema "Simples Nacional e suas implicações no âmbito federal".

 

Programação do Seminário Simples Nacional

 

          13:30h às 14:15h – Palestra: Simples Nacional e  suas implicações no âmbito Estadual

          Romério Pereira de Melo – Coordenador Regional Tributário da Superintendência Regional da Fazenda I Uberlândia

          14:15h às 15:00h – Palestra: Simples Nacional e suas implicações no âmbito Municipal

          Célia Maria Amorim Martins – Diretora de Fiscalização de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Uberlândia

          15:00h às 15:30h – Palestra: Simples Nacional : Soluções do Banco do Brasil para a Administração Tributária Municipal

          Jorge Luiz Costa Bahia - Gerente de Negócios do Setor Público (Banco do Brasil)

          15:30h às 16:00h – Encerramento

 

Luis Antônio Figueira

Secom PMU 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.