domingo, 28 de junho de 2009

Queniano é campeão do Circuito Caixa em Uberlândia

Luiz Doro/adorofoto

Giomar é o vice e mantém liderança do ranking. No feminino, Simone Alves conquista primeira vitória na competição.

Uberlândia (SP) - O queniano Joseph Kibiwott Ngetich enfrentou um pelotão de 13 atletas da elite brasileira e venceu a quarta etapa do Circuito de Corridas da CAIXA de 2009, disputada na manhã deste domingo, em Uberlândia. O vice-campeão Giomar Pereira da Silva, do Cruzeiro, também se deu bem, pois manteve a liderança do ranking da temporada. No feminino, numa disputa entre brasileiras, Simone Alves da Silva conquistou sua primeira vitória no Circuito CAIXA. Os cinco primeiros das duas categorias dividiram prêmio de R$ 13,8 mil. A próxima etapa do Circuito está marcada para o dia 2 de agosto em Belo Horizonte.

Nem mesmo a chuva da madrugada e a baixa temperatura das primeiras horas da manhã espantaram os 1.100 corredores inscritos para a prova de 10 e 5 quilômetros, que teve largada em frente à Prefeitura de Uberlândia, no Parque dos Sabiás. A largada da elite feminina aconteceu às 8 h em ponto, com tempo nublado e 18º C. Nos primeiros três quilômetros as corredoras permaneceram juntas, mas logo Vanda Chagas abriu e foi seguida por Simone Alves da Silva. Um quilômetro à frente, a baiana de Jacobina assumiu a ponta e seguiu sozinha até a vitória, completando os 10 km em 35min18s. Vanda terminou em terceiro, depois de ser ultrapassada por Andrea Celeste.

A campeã vibrou muito ao cruzar pela primeira vez na frente no Circuito CAIXA. "Treinei bastante para conseguir este resultado, o melhor da minha carreira. Achava difícil ganhar aqui, pois enfrentaria adversárias de gabarito", contou, emocionada, Simone da Silva, de 24 anos e que corre desde os 13. 

Ela está numa semana especial. No domingo passado ganhou outra prova de 10 km em Santo André, na Grande São Paulo, e na quarta-feira venceu uma corrida de 9,6 km, no aniversário de Macuco, no interior do Rio de Janeiro. Agora vai perseguir seu sonho ainda mais motivada. "Quero subir no pódio da São Silvestre", acrescentou, informando que vai descansar nas próximas semanas e se preparar para a quinta etapa do Circuito CAIXA, em Belo Horizonte. Ela soma 85 pontos no ranking nacional e está em quinto lugar ao lado de Andrea Celeste Benites.

A maior favorita da prova, Marizete Moreira, chegou em quarto, resultado suficiente para mantê-la na vice-liderança do ranking. "Estava um pouco presa e senti o desgaste por ter corrido e vencido a Maratona de São Paulo no dia 31 de maio. Mesmo assim, os pontos pelo quarto lugar são importantes", explicou. 

Largada ao som de Michael Jackson

Logo depois da largada da elite feminina foi a vez dos demais corredores, a elite masculina e os homens e mulheres amadores. Ao som de Beat it, de Michael Jackson, o medalhista olímpico Robson Caetano, padrinho da etapa, deu o sinal para o início da prova. 

Como era de esperar, os dois quenianos inscritos puxaram o ritmo e abriram no terceiro quilômetro, sendo seguidos por Giomar e João da Bota. Os quatro mantiveram-se na ponta até o sétimo quilômetro quando Joseph Ngetich assumiu a liderança. Ele foi acompanhado apenas por Giomar, que forçou o ritmo mas não conseguiu buscar o adversário. Joseph cruzou em primeiro em 29min29s e Giomar chegou sete segundos depois. João da Bota foi o terceiro e o outro queniano, Mark Korir, o quarto. O tempo do vencedor foi quase um minuto menor do que o obtido por Giomar na vitória no Triângulo Mineiro em 2008.

"Gostei muito do percurso plano e da temperatura amena", afirmou Joseph, de 25 anos, que chegou ao Brasil em maio e só disputou uma prova em Santos, de 10k, quando ficou apenas em 13º. No ano passado ele ficou no Brasil durante três meses e venceu esta mesma prova no litoral e também ganhou a etapa de Belo Horizonte do Circuito CAIXA. Seu técnico, Moacir Marconi, o Coquinho, confia muito no potencial do atleta e disse que talvez ele permaneça no país até 6 de setembro para disputar a Meia Maratona do Rio. 

O vice-campeão, Giomar da Silva, também estava satisfeito. "Senti falta de velocidade por ter disputado a Maratona de São Paulo, mas o resultado foi ótimo porque me dá uma vantagem ainda maior no ranking", garantiu o baiano que agora soma 126 pontos, 22 à frente do segundo colocado, José do Nascimento, sexto em Uberlândia, mas que soma pontos de quarto lugar por ter ficado atrás de dois quenianos. 

O Circuito CAIXA conta pontos para o ranking nacional CBAt/CAIXA de corredores de rua. A lista define os melhores atletas da categoria e os dez primeiros colocados ao final da temporada garantem patrocínio da Caixa para 2010. Único da modalidade com chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Circuito CAIXA soma, em seis anos de existência, a participação de 45.600 pessoas. São dez etapas no ano e o circuito passa por oito Estados brasileiros. 

A CAIXA Econômica Federal é a patrocinadora do Circuito, com organização e promoção da HT Sports, apoio da Montevérgine e Marathon - isotônico oficial e supervisão técnica da CBAt. A etapa de Uberlândia teve apoio da Loja Baigal, Federação Mineira de Atletismo, da Prefeitura de Uberlândia e Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer - Futel.

Resultados 

Masculino
1- Joseph Kibiwott Ngetich (Quênia/Fila) – 29min29s
2- Giomar Pereira da Silva (Cruzeiro/CAIXA) – 29min36s
3- João Ferreira de Lima, o João da Bota (Cruzeiro ) - 29min46s
4- Mark Korir (Quênia/Fila) – 30min13s
5- Daniel Lopes Ferreira – 30min20s
6- José do Nascimento Souza (Facitec/Reebok) – 30min44s
7- Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes (Cruzeiro/Café do Doutor) – 31min04s
8- Clodoaldo Gomes da Silva (Maranata/Asics) – 31min19s
9- Sivaldo Santos Viana (M.Calçados/Naval Freitas) – 31min22s
10- Naval Figueiredo de Freitas (M.Calçados/Harald) – 31min26s

Feminino
1- Simone Alves da Silva (Obcursos) – 35min18s 
2- Andrea Celeste Ramos Benites (Bioleve/Runners) – 35min29s
3- Vanda Carneiro Chagas (Supercei/Neoquímica) – 35min38s
4- Marizete Moreira dos Santos (Caso/Mizuno/CAIXA) – 35min41s
5- Antonia Bernadete Lins da Silva (Centiser/CAIXA) – 36min50s

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br

LOCAL DA COMUNICAÇÃO

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.