terça-feira, 16 de junho de 2009

Zona rural e hospitais terão vacinação contra a Poliomielite

Serviço móvel garantirá vacinação em crianças hospitalizadas

 

            As crianças da zona rural ou que estão hospitalizadas serão vacinadas contra a poliomielite, neste sábado, dia 20, dentro da primeira etapa da "Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite", promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da Prefeitura de Uberlândia. As demais crianças, com idade entre 0 e 4 anos, poderão ser vacinadas a partir das 8h, em toda a rede municipal de saúde, inclusive zona rural, que compreende as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Programas Saúde da Família (PSFs). Também haverá postos de vacinação na praça Tubal Vilela; Center Shopping; Hipermercado Carrefour; supermercados Bretas, Smart, Daniela e Leal e nos terminais de ônibus dos bairros Centro, Umuarama e Santa Luzia. A única exceção quanto à data será na Escola Municipal Emílio Ribas (Fazenda do Lobo), onde a imunização acontecerá amanhã, quarta-feira, dia 17, às 8h. Esta primeira etapa acontecerá somente neste sábado e a segunda será realizada em agosto.

            "Iremos às fazendas e aos assentamentos e também aos hospitais. Vamos utilizar uma unidade móvel para vacinar um número grande de crianças", explicou Maria Aparecida dos Santos, coordenadora da Central de imunização da Secretaria de Saúde. O objetivo é vacinar mais de 95% das 42.973 crianças com idade entre 0 e 4 anos, residentes no Município e na zona rural.

            A coordenadora ressalta que é importante as mães levarem o cartão de vacinas dos filhos, que ainda poderão ser vacinadas contra rotavírus e febre amarela. Segundo Maria Aparecida dos Santos, a criança deve tomar doses da vacina aos 2, 4 e 6 meses de vida e quanto completa um ano e três meses. A partir desta idade, a vacinação deve ser feita todos os anos, em todas as campanhas, até a criança completar cinco anos. "A paralisia infantil esta erradicada no Brasil, mas ainda existe no mundo e qualquer criança não vacinada corre o risco de desenvolver a doença", alertou a coordenadora da Central de Imunização.

 

População a vacinar:

Criança menor de 1 ano – 7.932.

Criança com idade entre 1 a 4 anos – 35.041.

Total – 42.973.

 

Marden Rangel e Alitéia Milagre

Secom PMU

 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.