Para evitar problemas, pacientes devem comunicar desistência até 24 horas antes
Um ato comum para muita gente é apontado pelas pesquisas como causa de um dos principais problemas na rede de saúde. Segundo um estudo feito no Paraná, 35% dos pacientes faltam às consultas médicas. Esta situação está diretamente ligada ao aumento das filas de espera por atendimento em hospitais particulares e públicos. Uma realidade encontrada em todo país.
O diretor administrativo do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, em Uberlândia, o anestesiologista Alexandre Menezes, destaca os transtornos gerados pelos pacientes que não comparecem ou desmarcam na última hora as consultas e cirurgias no hospital. "Este paciente prejudica outras pessoas que estão aguardando atendimento e também ao próprio médico que fecha a agenda do dia e fica com o horário ocioso", apresenta.
Cirurgias
No caso das cirurgias o transtorno é ainda maior. Além de manter toda equipe a espera do faltoso, o paciente do horário seguinte também é prejudicado. "Se considerarmos o estado emocional do paciente no pré-operatório, uma hora a menos de espera seria suficiente para reduzir um pouco desta tensão. Ainda em casos de cesarianas ou operações em crianças, este paciente é submetido a um período há mais de jejum. Nestes casos, se o paciente avisar a desistência, os outros poderiam ter o procedimento antecipado", explica o médico.
Cancelamento
Segundo o diretor, o ideal é que a desmarcação de consultas ou cirurgias seja realizada com pelo menos 24 horas de antecedência. Assim o médico terá tempo de reorganizar seus compromissos e agendar o atendimento a outro paciente.
"O simples ato de avisar o não comparecimento ao consultório pode reduzir a fila de espera por atendimento que hoje existe em todas as instituições de saúde, seja ela pública ou privada", aponta ao lembrar que também é uma questão de educação fazer tal comunicado.
O médico lembra ainda que este paciente faltoso terá de remarcar seu procedimento para nova data, ocupando assim o horário que poderia ser usado por outro, o que novamente prolonga a fila de espera.
Confira as dicas para ser um paciente correto:
- Cancelamentos ou remarcações de consultas e procedimentos devem ser realizados com no mínimo 24 horas de antecedência.
- Nunca deixe de avisar caso não seja possível comparecer ao compromisso;
- Para não esquecer uma consulta deixe um recado em lugar visível. Vale também colocar um alerta no celular algumas horas antes do horário marcado.
- Caso não seja uma urgência não insista para marcar uma consulta de última hora. Você pode atrasar o atendimento dos outros pacientes.
- Se ficar preso no trânsito ou em outro compromisso, avise a secretária do médico. Assim ela pode adiantar a consulta de outros pacientes até você chegar ao consultório.
Lead Comunicação / Rosiane Magalhães
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