quarta-feira, 3 de junho de 2009

Em defesa do meio ambiente

Programa "Se ligue na economia" do HCO trabalha com foco na sustentabilidade 

Em recente pesquisa, John Twidell, diretor do Centro Amset da Universidade de Montfort, no Reino Unido, disse que economia de energia é a melhor forma de energia renovável. "Uma das maiores e mais baratas alternativas para a redução, em todo o mundo, das emissões de gases do efeito estufa como o carbono é o estudo da eficiência energética dos veículos e edificações das grandes cidades", disse. Segundo o pesquisador, os edifícios consomem cerca de 50% das fontes de energia produzidas por um país, principalmente para iluminação, comunicação, aquecimento, resfriamento e bombeamento.

De olho nesta realidade, o HCO – Centro Completo de Oftalmologia realiza diariamente o programa "Se ligue na economia". O objetivo é buscar junto aos colaboradores uma conscientização da importância de pequenas ações que refletem no meio ambiente e no dia-a-dia de cada um. "Desligar a luz, o ar condicionado, usar as escadas são exemplos de ações que refletem este conceito", pontua Juliana Rezende, auxiliar administrativa do hospital.

O "Se Ligue na Economia" tem como principal objetivo a economia de energia, mas segundo a administração do HCO o programa será estendido à economia de papel, água, materiais de escritório, entre outros. "Todo dia é dia de economizar. Creio que vamos colher os frutos desse trabalho mostrando às pessoas a importância de vivermos o dia a dia de forma sustentável", afirma Juliana.

O programa conta com sinalização visual, em que os adesivos estão fixados em pontos estratégicos do hospital, por exemplo, nos banheiros e refeitório, com o objetivo de reforçar a importância do programa.

 

Dicas importantes que contribuem para a sustentabilidade

·         Desligue aparelhos que não estão sendo usados;

·         Ao sair da sala desligue o monitor do computador;

·         Ao fim do expediente desligue o computador; caixa de som e demais aparelhos;

·         Apague a luz e desligue o ar condicionado;

·         Não deixe seus aparelhos em 'stand by': desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico (a função de stand by de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.)

·         Diminua o uso de energia elétrica entre 18 e 21h.

 

Fernanda Beraldo 
Serifa Comunicação - Assessoria de Imprensa – HCO – Centro Completo de Oftalmologia
www.blogdaserifa.zip.net 




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.