Concurso Literário selecionará poemas para publicação
O projeto Expresso Literário – edição Ponto de Leitura está com inscrições abertas para seleção de poemas. Os objetivos são valorizar os escritores locais e estimular a leitura na população de Uberlândia, em especial os usuários do transporte público.
Com o intuito de demonstrar que a produção literária não está restrita aos adultos, os escritores selecionados abaixo de 24 anos serão destacados com a indicação de "Jovem Escritor". Para atingir essa faixa etária, está sendo realizada uma divulgação direcionada aos diretores das escolas e faculdades de Uberlândia, que receberam um kit contendo cartazes, editais de seleção e uma carta explicativa sobre as atividades do projeto.
"Professores de literatura e língua portuguesa podem estimular seus alunos a produzirem suas obras e se inscreverem", explica Larissa Souto, produtora executiva do projeto.
O concurso literário é aberto aos escritores domiciliados em Uberlândia, há pelo menos dois anos. Os interessados devem inscrever dois poemas curtos, com no máximo sete versos.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 1º de abril, na biblioteca do SESC/MG Uberlândia, de segunda à sexta-feira, das 13h às 19h. A ficha de inscrição e o regulamento completo estão disponíveis no SESC ou no site: www.expressoliterario.com.br.
Publicação
Os 12 poetas selecionados serão publicados em livros de bolso divididos em dois volumes e lançados no Terminal Central, no mês de maio, contando com apresentações cênicas do grupo Vão de Teatro, com o objetivo de atrair o público para o local de distribuição dos livros.
"O Terminal Central foi escolhido para ser o ponto de distribuições dos livros por ser um local onde circula grande parte da população da cidade. A ideia é despertar o interesse da leitura de poesias no cotidiano dos usuários de ônibus de Uberlândia. Serão publicados poemas curtos, possibilitando que o livro seja lido integralmente em poucos minutos", comenta a produtora.
Realização
O Expresso Literário conta com o patrocínio do IAMAR – Instituto Alair Martins, Martins e Tribanco, sendo viabilizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria municipal de Cultura de Uberlândia, por meio de incentivo fiscal. O projeto foi proposto pelo escritor Marcus Tulius Morais e é uma realização da Moinho Cultural.
Flávia Reis / iMídia
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.