quarta-feira, 17 de março de 2010

Congado

Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito recebe material sobre a festa do Congado

O prefeito Odelmo Leão entregou à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na manhã desta quarta-feira (17), na Sala de Reuniões de seu Gabinete, 16 DVDs que trazem 20 horas de imagens e depoimentos gravados durante a festa de Congado de 2009.

As imagens gravadas em DVD foram feitas durante a festa de congado, em 2009 e cedidas pelos cinegrafistas da Equipe Cachuêra de São Paulo, Paulo Dias e José Renato Nunes, e por Beatriz Seigner e Clarissa Guimarães Arányi para o acervo da Secretaria Municipal de Cultura.

"Povo que não tem história, não tem cultura. Este é o reconhecimento de todo o trabalho que a comunidade do Rosário tem feito pela cidade e atos como este são para cada vez mais prestigiar nossa sociedade e nosso povo", afirmou o prefeito Odelmo Leão.

Também participaram da cerimônia vereadores, secretários, capitães e capitãs de 25 ternos de Congados de Uberlândia e a diretoria da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

De acordo com a secretária de Cultura, Mônica Debs, Uberlândia é a primeira cidade que fez a homologação da festa da congada como patrimônio do município. "Os DVDs trazem imagens brutas e também resumo-documentário, produzido pelos servidores Antônio César Ribeiro e Disney Torbitoni, da Secretaria de Cultura. Eles utilizaram imagens de 2009 e outras antigas do acervo do historiador Jeremias Brasileiro", ressaltou.

Ainda segundo Mônica Debs, o Congado só existe porque seus devotos acreditam na manifestação, como movimento de congregação, identidade, fé, resistência e respeito. "Este ano nosso compromisso fica um pouco maior diante da homologação e do próprio congado comemorar 100 anos de festa no largo da igreja do Rosário e 105 no município. Achamos que não só a homologação como patrimônio cultural do município seja suficiente. É preciso registrar não só na oralidade, mas documentar todo esse trabalho de 105 anos de resistência, riqueza de conteúdos, ritmos, sonoridade, experiências de vida, cânticos, tradições, ritos e fé. Esse material está sendo organizado e estará à disposição para pesquisa de historiadores e estudantes. Estamos abertos a receber mais material. Este estará na guarda permanente do Arquivo Público Municipal", destacou.

 

Doação de terreno

 

A coordenadora do Projeto Pró-Mirim Estrela Guia, Iara Aparecida Ferreira agradeceu a doação feita pela Prefeitura de um terreno de 950 metros quadrados, no bairro São Jorge, em 2008, para a construção do Centro Cultural Moçambique. "O trabalho social que a Irmandade faz com crianças e adolescentes começou dentro da minha casa. Hoje funciona num espaço alugado com capacidade para atender 200 jovens. Depois da obra pronta, mais 400 jovens serão atendidos com cursos profissionalizantes", contou.

Iara Aparecida fez questão de dizer ao prefeito Odelmo que a Irmandade nunca foi tão bem recebida. "Odelmo é o primeiro prefeito que recebeu os 25 grupos de congos em seu gabinete. Ele nos convidou e é uma honra muito grande estar aqui. Estamos agradecidos por ter um prefeito que pensa no congado e nos respeita. Também é a primeira vez que a Secretaria de Cultura entrega um material deste porte para mostrar a história do congado para a cidade e o Brasil", acrescentou.     

A secretária de Cultura, Mônica Debs disse que o município trabalha pela preservação do congado. "Junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), queremos ampliar o estudo e criar um Circuito Cultural de Congado no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba".

Durante o ano de 2009, a Secretaria viabilizou oficinas nos quartéis dos ternos de congado. Entre outras ações, a Prefeitura também repassou recursos referentes à contrapartida financeira do Centro Cultural Tabinha, a ser construído no bairro Patrimônio. "Este ano o tema do Festival de Dança também estará relacionado à Congada", concluiu Mônica Debs.

 

Aliteia Milagre

Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.