sábado, 20 de março de 2010

Dmae apresenta programa de educação ambiental

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) participa da abertura da III Semana de Preservação e Conservação dos Recursos Hídricos, e vai destacar o projeto social conhecido por Escola Água Cidadã que se transformou em programa de governo.

O evento comemorativo ao Dia Mundial da Água é uma realização da Prefeitura de Uberlândia e Câmara Municipal, com o apoio de 19 de empresas e instituições representativas da sociedade, no período de 22 a 26 de março. As atividades vão das 8h às 21h.      

O programa de educação ambiental do Dmae trabalha pelo uso racional da água em oficinas e atendimento direto, tendo 269 instituições públicas e privadas cadastradas para receber o serviço. "Com o passar dos anos, o Dmae se tornou uma fonte de referência em pesquisas sobre a água. Então, aproveitamos este contato para que as pessoas tenham consciência da sua participação na comunidade e na preservação dos recursos naturais", ressalta o diretor geral do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes.

Hoje, uma equipe formada por 10 profissionais e monitores de áreas interdisciplinares trabalham a educação ambiental com a perspectiva de contribuir efetivamente para a sociedade. O serviço orienta alunos do ensino infantil, da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino superior. As oficinas são específicas para cada faixa etária e o Dmae conta com um acervo para empréstimo e uso em sala de aula.

            Segundo o supervisor Ambiental do Dmae, Leocádio Alves Pereira, o programa é desenvolvido com a preocupação de criar também parcerias com outros órgãos da Prefeitura de Uberlândia e instituições externas, na intenção de oferecer capacitação para o trabalho, na área de gestão ambiental.

            No ano passado, 11.427 pessoas receberam os serviços de educação ambiental. A maioria, 5.393 alunos das diversas redes, foi atendida em atividades presenciais nas escolas. Além disso, 4.386 estudantes e profissionais visitaram as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de Esgoto (ETEs) do Dmae, e outras 1.065 pessoas contataram o Programa Escola Água Cidadã em feiras e eventos educativos. 

 

Ruth Rossi / Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.