Nos últimos 12 meses foram 47.877 atendimentos por telefone
O Serviço de Informação Municipal (SIM), uma espécie de call center que aproxima o cidadão e a administração municipal, comemora nesta sexta-feira (15), 24 anos de atividades. O serviço funciona no segundo piso do bloco 1, do Centro Administrativo Municipal, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e faz parte da Secretaria Municipal de Comunicação Social.
A população tem três formas de entrar em contato com o SIM. Uma delas, pelo telefone 3239-2800. De 15/05/2008 a 14/05/2009 foram 47.877 atendimentos.
De acordo com a Coordenadora do SIM, Ângela Maria Artiaga Lopes, a maioria das solicitações ainda é feita por telefone, mas a internet se tornou uma importante aliada. Desde janeiro deste ano, o SIM incorporou dois serviços do portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br). O "Atendimento online", que funciona como chat e o "Fale com o governo", serviços que estão na página principal. "Do início do mês até agora 4.281 usuários foram atendidos "online". O "Fale com o governo" tem em média 400 acessos por mês. A tendência é de que num curto espaço de tempo a internet supere o atendimento telefônico, por causa da facilidade de acesso", ressalta a coordenadora.
Todos os dias são atendidos cidadãos, em busca de informações, para solicitar serviços relacionados à Prefeitura e também para elogiar o atendimento. "O SIM não deixa o cidadão sozinho. Não serve apenas como informante, receptor e transmissor de informações ou solicitações. Ele é um forte elo entre os moradores e a Prefeitura", explica Ângela Maria.
A dona de casa Francisca das Neves Silva, moradora do bairro Roosevelt, há mais de 20 anos utiliza os serviços do SIM. Na última terça-feira, dona Francisca ligou para agradecer a Prefeitura pela homenagem ao dia das Mães, realizada no Cemitério Bom Pastor. "Foi um dia de muita emoção. Me surpreendi porque um altar foi montado em um lugar com muita sombra, tinha água geladinha e a limpeza estava em dia. A administração está de parabéns. Estou muito satisfeita. Sempre fui atendida em minhas solicitações e os atendentes são muito prestativos e atenciosos com a gente", comenta.
Segundo Ângela Maria, o SIM tem contato direto com todas as Secretarias e mantém relacionamento ativo para que os pedidos registrados pela população tenham resultados eficientes. "Nosso trabalho é muito gratificante. São 24 anos de comprometimento e muita dedicação aos cidadãos de Uberlândia", conclui.
Domitilla Gomes
Secom PMU
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