sábado, 16 de maio de 2009

Município está preparado para atender casos suspeitos de gripe suína

A Prefeitura de Uberlândia está atenta a qualquer situação ou caso suspeito da gripe influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde, intensificou as orientações no aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bonbonato e nas unidades de saúde.

           
Em todos os horários de desembarques em Uberlândia, três agentes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, abordam os passageiros e identificam os que chegaram ao país nos últimos dias. Eles preenchem um formulário com todos os dados pessoais e recebem panfletos informativos sobre a doença.

           
 
A Vigilância Epidemiológica do município realiza cerca de três contatos telefônicos com esses passageiros em um período de dez dias, para saber se algum deles apresentou algum sintoma da gripe.

           
Todas as unidades de saúde já receberam informações sobre o procedimento padrão adotado para casos de pacientes que apresentarem os sintomas e que estiveram em áreas de risco ou tiveram contato com pessoas desses locais.

           
Caso algum paciente dê entrada em alguma unidade de saúde com algum dos sintomas, a vigilância epidemiológica é imediatamente notificada e monitora o paciente, e descarta ou não a suspeita da doença, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.

 
De acordo com Elaize de Paula, coordenadora da vigilância epidemiológica, não há nenhum caso sendo investigado com suspeita de gripe suína em Uberlândia.


Rafael Guimarães

Secom PMU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.