terça-feira, 11 de agosto de 2009

Definidas ações de prevenção contra a gripe A para o transporte público de Uberlândia

As medidas serão adotadas nos terminais, ônibus, táxis e vans do sistema porta a porta e foram definidas durante uma reunião entre a Secretaria de Trânsito e Transportes, representantes das operadoras do transporte coletivo, do sistema de transporte porta a porta, sindicato dos taxistas e da vigilância epidemiológica. "A partir de quinta-feira (13), o município irá disponibilizar álcool em gel em todos os ônibus, terminais, estações, táxis e vans do transporte porta a porta", disse o secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira. De acordo com ele, foram adquiridas 400 unidades que ficarão à disposição dos usuários nos ônibus, terminais e estações, além de 350 unidades, que serão utilizadas nos táxis e vans.

Nos terminais e estações a recomendação é que a limpeza dos pisos e corrimões seja intensificada com álcool e que as TVs sejam utilizadas para a divulgação do vídeo com informações sobre a nova gripe. A divulgação dentro dos ônibus será reforçada com cartazes e panfletos. 

Durante a reunião os participantes também discutiram sobre a importância da conscientização. "A recomendação é que cada um faça sua parte. É importante que os ônibus estejam bem ventilados para que não ocorra a proliferação do vírus. Além disso, pessoas com sintomas de gripe não devem utilizar o transporte coletivo", orientou Elaise Maria, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. Ela ainda recomendou às empresas de transporte coletivo que, durante os intervalos, os veículos sejam estacionados no sol.

 

Ações Preventivas

- Manter as janelas sempre abertas para manter a ventilação dentro dos veículos;

- Intensificar a limpeza nos ônibus, estações, terminais, vans e táxis;

- Disponibilizar álcool em gel nos ônibus, terminais, estações, táxis e vans;

- Nos intervalos, manter os veículos no sol;

- Intensificar a limpeza dos bebedouros nos terminais;

- Afixar cartazes e distribuir panfletos dentro dos ônibus e terminais;

- Veicular vídeos informativos nos terminais.

 

 

            Domitilla Gomes

            Secom PMU




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.