quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Prefeitura de Uberlândia lança o Programa SIABRIGOS e a Rede On-Line da Criança e do Adolescente

Será lançado nesta segunda-feira (7), no Auditório Cícero Diniz do Centro Administrativo, das 9h às 11h, o Sistema de Informações sobre a Criança e o Adolescente em Abrigos (SIABRIGOS) e a Rede On-Line da Criança e do Adolescente. Uberlândia é uma das oito cidades brasileiras escolhidas para receber o Sistema.

O Projeto é desenvolvido pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA), de São Paulo. O Siabrigos permitirá que os órgãos que zelam pelas crianças abrigadas saibam a situação dos menores e os motivos que os levaram aos abrigos. Com estas informações, as soluções para cada caso serão mais ágeis.

A coordenadora técnica do programa, Dayse Franco Bernardi, vai apresentar o sistema, que pretende ordenar os dados referentes às crianças e adolescentes abrigadas, uniformizando a forma de gestão dos abrigos. A gestão do SIABRIGOS será de responsabilidade da Prefeitura de Uberlândia.

A Rede On-Line da Criança e do Adolescente será apresentada por Antônio Júlio Menezes, coordenador do Núcleo do Portal da Prefeitura, que vai mostrar as ações realizadas pelo Município na área da criança e do adolescente, desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho, Educação, Saúde, Futel, Defesa Social e Cultura e disponibilizadas no site da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br).

No período da tarde, das 14h às 17h, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, no 2º Bloco, 3º Piso, também será realizada uma capacitação para os profissionais que atuam em abrigos, para facilitar a inserção de dados no SIABRIGOS.

Na terça-feira (8), os conselheiros tutelares passaram por um curso de capacitação das 8h às 11h e das 14 às 17 h, na rua Duque de Caxias, nº 50, Centro. As duas capacitações serão desenvolvidas por Dayse Franco Bernardi, que também é psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Para Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, o Siabrigos é mais uma importante ferramenta de trabalho, no que diz respeito ao atendimento de crianças abrigadas, que poderá ser acompanhada pela Prefeitura, Promotoria e Vara da Infância e Juventude, facilitando os encaminhamentos.


Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.