A patrulha ambiental autuou na tarde desta terça-feira (8), no bairro Jardim Botânico, um proprietário de um terreno que fez o corte ilegal de árvores nativas do cerrado. No local, a fiscal da patrulha ambiental, Érica Rodrigues, encontrou um pé de pequi cortado. O proprietário receberá uma multa com valores estipulados pelo Governo do Estado. "O pequi é uma árvore protegida por lei ambiental estadual, por isso viemos até aqui fazer a autuação. Para ter a autorização do corte é necessário que o proprietário faça um pedido no protocolo da Prefeitura. Depois disso, fazemos uma visita e verificamos se a árvore pode ou não ser cortada", explicou Érica Rodrigues.
Para que a autorização seja dada, o proprietário tem que fazer o plantio de outras 25 mudas de pequis em outras áreas. "Isso é uma maneira de preservar a espécie", destacou a fiscal.
No bairro Jardim Botânico é possível encontrar várias espécies de árvores nativas do cerrado. A fiscal da patrulha ambiental, Érica Rodrigues, alerta que todos os proprietários fiquem atentos antes do corte. "É importante que entrem em contato com a Prefeitura e peçam autorização para evitar multas e transtornos. Não queremos impedir que a pessoa construa sua casa, precisamos apenas cumprir a lei e preservar o meio ambiente", ressaltou.
O Ipê Amarelo é outra árvore protegida por lei estadual específica. Para realizar o corte, também é preciso pedir autorização à Prefeitura. "No caso do Ipê Amarelo, o proprietário deve fazer o replantio de um exemplar para o corte", finalizou a fiscal.
Rafael Guimarães
Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.