segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Comissão do P.E.P. reforça os cuidados com a chuva

 

Na tarde desta segunda-feira (07), a comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP) se reuniu para avaliar a previsão do tempo nesta semana e as medidas preventivas a serem adotadas.

Para esta semana a previsão é de chuva. Após quinta-feira (10), há possibilidade de chover em alguns setores do município no fim da tarde. De acordo com Paulo César Mendes, professor responsável pelo Laboratório de Climatologia e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a instabilidade do clima pode permanecer por 15 dias. "A previsão de precipitação para o mês de dezembro é de 324 milímetros. Nestes sete dias já choveu 130 milímetros, ou seja, 40% da média já foi atingida. Mas isso não significa que dezembro será um mês acima da média. Pode ser que ocorra um período de sete dias seguidos de muito sol", informou.

O superintendente de Defesa Social da Prefeitura de Uberlândia, Orion Silva, afirmou que é preciso que a população fique atenta. "A nossa recomendação é que as pessoas evitem os trechos mais críticos da cidade. E quanto às escolas, se ocorrer chuva forte, as crianças devem ficar dentro das salas até que o temporal passe. Aí sim as crianças podem ir para casa", explicou.

Para evitar entupimentos de bocas-de-lobo, o secretário de Serviços Urbanos, Wilmar Ferreira, ressaltou que a população deve colocar os sacos de lixo próximo ao horário da passagem do caminhão coletor nos dias de chuva. "Se feito isso, as pessoas vão evitar que os sacos sejam arrastados pela enxurrada e causem entopimento dos bueiros", esclareceu.

Representantes do Corpo de Bombeiros, Clube de Rádio, Polícia Militar, Exército e das secretarias municipais de Trânsito e Transporte, Educação, Defesa Civil, Comunicação Social, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Meio Ambiente participaram da reunião e reforçaram os telefones para situações de emergência:

 

190 Polícia Militar

193 – Corpo de Bombeiros

199 – Defesa Civil

 

Fillipe Alves / Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.