terça-feira, 29 de maio de 2012

Centro de Referência promove reinserção social à população de rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) inaugurou nesta terça-feira (29) o BemSocial Centro de Referência para Atendimento à População de Rua. A ação é resultado de um convênio de cooperação mútua firmado com a instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia (Icasu).

O Centro de Referência tem capacidade para atender diariamente 40 pessoas em situação de rua, de ambos os sexos. O espaço conta com seis quartos, três banheiros, refeitório, despensa, salas para atendimentos psicossociais, triagens e trabalhos administrativos. Além de serem acolhidos, os usuários terão a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes por meio do BemSocial Ônibus Meu Ofício,  facilitando assim a inserção no mercado de trabalho. Os acolhidos também serão encaminhados à Rede Municipal de Saúde para os atendimentos necessários ao restabelecimento e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

"A proposta deste trabalho é desenvolver cada vez mais ações para a reinserção dessas pessoas no convívio familiar e comunitário, assim como contribuir para o resgate de sua integridade, autonomia e cidadania com o aumento da autoestima e melhoria da qualidade de vida", disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques.

Desde 2007, o Município estabelece parcerias com o Ministério Público, Polícias Militar e Civil e entidades não governamentais em ações voltadas a esse segmento. Em novembro de 2010 foi assinado convênio com a Icasu que estabeleceu reforços tanto nos trabalhos de Ronda Social, realizada por uma equipe da Diretoria Assistencial da Sedest, quanto em orientar a sociedade a oferecer ajudas de forma adequada às pessoas que estão em situação de rua.

A Sedest e a Icasu atendem mensalmente por meio da Ronda Social, cerca de 180 pessoas, entre elas as que estão em situação de rua e migrantes. Aquelas que aceitam ajuda são encaminhadas para um dos três albergues subvencionados pelo Município.

Um segundo Centro de Referência para Atendimento à População de Rua está em fase de implantação. O anexo irá atender as pessoas que tenham manifestado interesse em participar de cursos profissionalizantes. A previsão é que a nova unidade comece a funcionar em junho.

BemSocial Centro de Referência para Atendimento à População de Rua – Unidade 1
Endereço: Rua das Paineiras, 1.295, bairro Chácaras Panorama
Capacidade de atendimento: 40 pessoas


Secom PMU
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.