Uberlândia foi uma das contempladas e tem 40 professores das redes municipal e estadual como focos de capacitação para levar a pesquisa e o estudo desse fenômeno de cursos de água atmosféricos às salas de aula. As oficinas de formação tiveram início em junho e os resultados serão apresentados no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe), nesta terça-feira (13), das 13h às 17h.
As apresentações serão avaliadas pelo bacharel em Química e Geografia e doutorando em Paleoceanografia, Caio Augusto Magalhães. Em Uberlândia, o projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação e Petrobrás.
O "Rios Voadores" é o primeiro projeto no mundo para identificar a origem do vapor de água transportado pelas massas de ar vindos da Amazônia e quantificar o papel da evapotranspiração da floresta amazônica nas chuvas que caem nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
A idealização dos estudos é de Gérard Moss, engenheiro mecânico nascido na Inglaterra e naturalizado brasileiro. Moss também é um aviador ambientalista que já deu a volta ao mundo duas vezes a bordo de um avião leve. Em outubro, está prevista em Uberlândia uma exposição de Gérard Moss com fotografias, textos, animações digitais e um balão usado em pesquisas na Amazônia.
Projeto Rios Voadores
13 de setembro, das 13h às 17h
Cemepe – Avenida Professor José Inácio de Souza, 1958, bairro Brasil
13 de setembro, das 13h às 17h
Cemepe – Avenida Professor José Inácio de Souza, 1958, bairro Brasil
via Secom PMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.