sábado, 24 de setembro de 2011

Manhã de atividades marca Dia Mundial do Coração em Uberlândia

Caroline Hendges/divulgação

TV Integração e Hospital Santa Catarina realizaram uma manhã de cuidados com a saúde do coração

Para fazer um alerta para a prevenção das doenças cardiovasculares, a TV Integração e o Hospital Santa Catarina se uniram na manhã deste sábado (24), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Foi a 2ª Caminhada do Dia Mundial do Coração e Bem Viver que levou diversos atendimentos gratuitos para a população como aferição de pressão arterial, teste rápido de hepatite C, atualização do cartão de vacinas, cálculo de IMC (índice de massa corporal) e teste de glicemia capilar para verificação da taxa de diabetes.

A auxiliar de limpeza, Roseli Maracape, foi até o parque e realizou todos os exames médicos disponíveis. Ela estava preocupada, pois existem casos de doenças cardiovasculares na família. "Vim para buscar orientação e tinha medo que eu também pudesse ter alguma doença do coração. Fiz os exames e nada foi constatado, fiquei mais tranquila", comentou Dona Roseli.

Segundo alerta o cardiologista Fabiano Finotti, as doenças cardiovasculares representam hoje a principal causa de morte no mundo ocidental. Dentre os fatores de risco estão a história familiar positiva para infarto ou angina, o sexo masculino, a idade acima de 40 ano, a hipertensão arterial, o diabetes, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e a dislipidemia (colesterol ou triglicérides elevados).

Para o cardiologista prevenir é sempre a melhor política. "É fundamental controlar os fatores de risco, ou seja, abandonar o tabagismo, praticar atividades físicas regulares, manter peso adequado, evitar o consumo de frituras e gorduras de origem animal, tratar e manter controlado o diabetes e a pressão alta, além de, após os 40 anos, realizar exames cardiológicos anuais", enfatiza doutor Fabiano.

Durante a manhã ainda teve uma caminhada de cinco quilômetros ao redor da pista do parque, brinquedos para as crianças, atividades físicas e muitos sorteios de brindes.

Bem Viver direto do Sabiá
E para fechar a manhã de atividades com chave de ouro, o programa Bem Viver, foi ao ar ao vivo direto do Parque do Sabiá. A apresentadora Mônica Cunha conversou com o diretor do Instituto do Coração do Triângulo, Roberto Botelho, que falou sobre os cuidados com o coração, prevenção, tratamentos e deu dicas importantes para se viver bem.

Caroline Hendges | TV Integração

Leia também:
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.