terça-feira, 17 de novembro de 2009

Congado e Cultura Afro-Brasileira em dois livros


Jeremias Brasileiro, lança 2 livros hoje no Espaço Cultural do Mercado Municipal


Cultura Afro-Brasileira na Escola: o Congado em sala de aula é um livro paradidático que visa oferecer referenciais teóricos e metodológicos para embasar o educador de forma prática sobre o Congo, as Congadas e o Congado. O mesmo tem o intuito de contribuir para o cumprimento da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras públicas e particulares, o estudo da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. 


A nova legislação (que veio a alterar a Lei 9.394/96 e a 10639/2003) estabelece que o conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que formaram a população brasileira, levando em consideração os Índios e Africanos. O que demonstramos nesse livro, além de teoria, é um trabalho prático possível de ser realizado por meio do Congado, não só nas disciplinas de Artes, Literatura e História, mas nos conteúdos de Geografia, Português e Matemática. Nosso propósito é oferecer aos educadores um exemplo dessas possibilidades, pois o que publicamos não é somente proposta, é um produto cultural que já foi realizado em duas escolas municipais de Uberlândia e cujo resultado foi exitoso.

Jeremias Brasileiro: Historiador e pesquisador, graduado em História, pela Universidade Federal de Uberlândia (Bacharelado e Licenciatura,). Milita na área de História e Cultura, trabalhando com temas ligados à Cultura Afro-Brasileira, especialmente o Congado.  Possui vários livros publicados, entre os quais; Congadas de Minas Gerais (Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, 2001). Ministra palestras referentes às questões étnico-raciais. Tem participação e produção em documentários com foco no Congado do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Centro Oeste de Minas. 

17 de novembro de 2009 - 20h
Espaço Cultural do Mercado Municipal
R. Olegário Maciel, 255 - Centro



Disney Torbitoni / Secretaria Municipal de Cultura

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.