quarta-feira, 25 de novembro de 2009

4º Calu Contando História

Escola Municipal Shopping Park e Escola Prof. Sérgio de Oliveira Marquez - Divulgação


As escolas municipais Shopping Park e Prof. Sérgio de Oliveira Marquez vencem o 4º Calu Contando História

 

As Escolas Municipais Shopping Park e Professor Sérgio de Oliveira Marquez são as campeãs do 4º Festival de Teatro Calu Contando História. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, e atraiu centenas de pais, professores, dirigentes das instituições de ensino e convidados.

 

Muita emoção marcou as apresentações dos alunos classificados nas Categorias A (1º ao 5º Ano do ensino fundamental) e B (6º ao 9º Ano do ensino fundamental), no segmento teatral do Concurso Calu Contando História.

 

No primeiro dia, subiu ao palco os grupos da Categoria A. Os alunos das Escolas Municipais Professor Sérgio de Oliveira Marquez, Professor Leôncio do Carmo Chaves e Maria Leonor de Freitas deram um verdadeiro show, classificando-se, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

No segundo dia, foi a vez dos alunos da Categoria B. Apresentaram-se as Escolas Municipais Shopping Park e Professor Ladário Teixeira, que ficou na segunda colocação.

 

Premiação

 

Durante o evento, a Calu também premiou os alunos da Categoria Desenho. Ao todo, foram 27 classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

Além da premiação, os vencedores de cada categoria tiveram a oportunidade de exporem seus desenhos, no hall do 3º Bloco do Centro Administrativo Municipal de Uberlândia, na segunda quinzena de novembro.

 

O projeto

 

O Calu Contando História – que tem o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a Superintendência Regional de Ensino -  foi criado pela Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu, com o objetivo de levar arte, cultura e lazer para as crianças da rede pública de ensino.

 

A cada ano, o projeto foca um tema voltado para a história e a cultura de Uberlândia e região. As professoras trabalham com as crianças  pesquisas e leituras sobre esse tema, para que elas possam desenvolver roteiros teatrais e desenhos.

 

A Calu disponibiliza profissionais que ajudam as escolas a prepararem as crianças: o professor artes cênicas Narlo Rodrigues ministra aulas de teatro para os alunos classificadas na Categoria Teatro e o historiador Jeremias Brasileiro realiza palestras sobre o tema.

 

Este ano, mais de 12 mil crianças foram envolvidas no projeto. "O Calu Contando História é muito importante e tem nos surpreendido a cada edição.  A cada ano o número de alunos atendidos aumenta e isso nos motiva a continuar, melhorando sempre o projeto", avalia o diretor geral da Cooperativa, Ulysses de Freitas Júnior.

 

Para o ator André Ruas do Grupo Diversão Light – um dos jurados que participaram do Festival de Teatro -, esse projeto é muito importante. "Qualquer iniciativa que incentiva a manifestação cultural merece elogios. A Calu está de parabéns pelo projeto e as escolas pelo belíssimo espetáculo que emocionou a todos", disse.


Érica Magalhães /MF Comunicação

Ascom Calu


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.