segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Implantação UDIgital trará benefícios para Contribuintes, Empresas e Prefeitura

Nesta terça-feira (01), o prefeito Odelmo Leão assina, às 15h, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo, o contrato do programa UDIgital.

O diretor presidente da empresa contratada para prestar o serviço à Prefeitura, Disney Fernandes, da Desenvolvimento de Sistemas Fiscais vai esclarecer detalhes sobre o programa para contabilistas, representantes de entidades de classe, associações e autoridades. "Esse programa vai simplificar a vida do contribuinte no seu relacionamento com o fisco municipal", adiantou.

O programa prevê a implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços/NFS-e. A NFS-e é um documento exclusivamente digital, gerado e armazenado eletronicamente para documentar as operações de prestação de serviços, substituindo a emissão manual de notas fiscais de papel. Com conexão segura e credenciamento prévio de responsáveis, a solução possibilita a impressão, re-impressão ou cancelamento da NFS-e, além da emissão da respectiva guia de recolhimento pela internet, o que representa muito mais economia, agilidade e transparência. 

 

Benefícios para os Contribuintes, para a Prefeitura e para as empresas:

 

- Redução de custos com papel, envio e armazenamento de notas fiscais;

- Simplificação do cumprimento das obrigações acessórias (emissão, livros fiscais, declaração);

- Incentivo à adoção de relacionamento eletrônico entre prestadores e tomadores de serviço;

- Eliminação de erros de preenchimento de cálculos;

 

Abrir uma empresa em Uberlândia também vai ficar mais fácil. O programa oferece um sistema on line que reduz a burocracia na hora de liberar e expedir a Licença Sanitária, Licença Ambiental e o Alvará de Funcionamento das Empresas. Tudo isso de forma rápida, sem necessidade do interessado ir até a Prefeitura. Com o Sistema Empresa Fácil, a Prefeitura trabalha para incentivar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais.

            O início da implantação está previsto para o mês de fevereiro de 2010.

 

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Calu divulga resultado do 10º Concurso Literário



Ilustração: Desenho vencedor na categoria A.
A Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu acaba de divulgar a lista dos vencedores do 10º Concurso Literário. Neste ano, mais de 10 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino foram envolvidos. Eles trabalharam o tema: Por que tomar leite?

Os alunos classificados receberão uma premiação da Calu. A entrega será feita na escola onde estudam. "Nós realizaremos uma verdadeira festa. Vamos levar produtos lácteos para incrementar o lanche de todos que estudam no mesmo período da criança vencedora do concurso", avisa o vice-presidente da Calu, Paulo Euclides Ochiucci.

O projeto – que levou a Calu ser reconhecida como Empresa Cidadã - tem como objetivo reforçar a importância do leite na alimentação, além de estimular a pesquisa e a leitura de alunos do ensino fundamental. "Nós lançamos, todos os anos, o tema que remete à importância do leite na alimentação humana. Os professores trabalham o assunto em sala de aula, buscam informações para que as crianças possam produzir as redações e desenhos que passam pelo crivo da escola e, posteriormente, de uma comissão julgadora que é responsável por classificar um em cada categoria", explica Érica Magalhães, uma das coordenadoras do projeto.

O Concurso Literário tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação e a Superintendência Regional de Ensino e é direcionado para as instituições das redes estadual e municipal de ensino.

Confira o resultado:


Categoria A
Aluno: Matheus Henrique Nunes - 3º Ano
Professora: Sucirlei Neves de Souza
Escola Estadual José Zacharia Junqueira

Categoria B
Aluno: Daniel Batista Júnior – 4º Ano
Professora: Hilda Maria Mendonça
Escola Municipal Prof. Stella Saraiva Peano

Categoria C
Aluno: Marco Túlio Simão – 7º Ano
Professora: Maria das Graças
Escola Estadual Presidente Juscelino Kubitschek

Categoria D
Aluno: Vinícius Araújo Medeiros – 9º Ano
Professora: Ellen de Paulo Von Glehn
Escola Estadual Marechal Castelo Branco

Érica Magalhães /MF Comunicação /Ascom Calu
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Inscrições para ocupar o Teatro Rondon Pacheco em 2010 terminam hoje

             Os interessados em ocupar o Teatro Rondon Pacheco, nos meses de fevereiro, março e abril de 2010 devem entregar seus projetos teatrais, musicais e de dança na Secretaria Municipal de Cultura, que fica na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, no bairro Santa Mônica, das 13h às 17h. As inscrições também podem ser feitas pelos Correios.   

            O resultado será divulgado no dia 9 de dezembro, no Diário Oficial do Município, no portal da Prefeitura www.uberlandia.mg.gov.br e fixado nas portarias do Teatro e da SMC.  

A seleção será feita por profissionais do Teatro e da SMC. Para todas as áreas, os interessados têm que apresentar projeto de encenação com aspectos físicos e técnicos, descrição de cenário, projetos de som e de iluminação e cópias da identidade, CPF ou CNPJ. Além disso, cada área exige ainda documentos específicos.

Os dias para ocupação já foram estabelecidos e os horários serão definidos pela administração do Teatro, em dezembro. Do total de vagas, 50% serão para produções locais e 25% para a SMC, que poderá utilizá-las para turnês, espetáculos cênico-musicais e projetos próprios ou que atendam patrocinadores de projetos culturais.

 

            A lista completa dos documentos e mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.uberlandia.mg.gov.br

 

 

30 de novembro de 2009

Secom PMU



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Mudança no sentido da avenida Olívia de Freitas Guimarães passa a valer a partir deste domingo



clique para ampliar


A Secretaria de Trânsito e Transportes (Settran) está com uma campanha educativa de trânsito na avenida Olívia de Freitas Guimarães (entre rua Constelação e avenida Cleanto Vieira Gonçalves), no bairro Pacaembu, para orientar os moradores, motoristas e pedestres sobre a mudança de sentido na via que passa a ser de mão única a partir deste domingo (29).
Segundo o assessor da Settran, Divonei Gonçalves, o motivo da medida foi em função da grande circulação de veículos na via. "Constantemente os motoristas param para dar passagem ao outro, provocando congestionamento no trânsito".
Na próxima semana, os agentes continuarão com as orientações e a entrega de panfletos informativos. "Como o sentido único da via já passa a valer neste domingo, haverá também uma fiscalização no sentido de orientar e não punir", lembra. Além das informações, ao longo da via foram colocadas faixas informativas.   


Aliteia Milagre
Secom PMU



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Exposição "Vida adentro" termina amanhã

           

Até amanhã (27), o público pode conferir na Oficina Cultural a exposição "Vida adentro". Seis artistas se juntaram e apresentam seus trabalhos por meio de várias técnicas, como telas e instalação. A exposição foca o universo feminino e a história de vida das artistas.

 

 

Fillipe Alves

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

O Centenário de um Operário do Samba


Ataulfo Alves

Shows gratuitos marcam o centenário de um dos maiores sambistas mineiros 

O Triângulo Mineiro se prepara para ser palco da homenagem a um dos maiores sambistas mineiros: Ataulfo Alves. Nos dias 3, 5 e 6 de dezembro, acontecem shows especiais em comemoração ao centenário do nascimento deste sambista que foi um dos pioneiros da música popular no país e também responsável por consagrar o samba como gênero musical.

Artistas da região, da capital mineira e do Rio de Janeiro cantarão os maiores sucessos de Ataulfo Alves, como: "Meus Tempos de Criança", "Quem não gosta de samba ou é ruim da cabeça ou doente do pé" e "Que saudades da Amélia". As apresentações serão realizadas em praças públicas, abertas ao público e com entrada franca.

Segundo o organizador, Marcelo Ramos, o evento tem a intenção de demonstrar toda a diversidade cultural que existe no estado de Minas Gerais. "Este é um verdadeiro brinde cultural que permitirá ao público de todas as idades reviver ou conhecer a magia do gênero musical mais representativo da nossa terra, o samba", ressalta.

O projeto é realizado pela Officina de Produção Cultural, conta com subsídios da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e é patrocinado pela CTBC Telecom.


Confira o cronograma do evento:


- 3 de dezembro, na Praça da Rodoviária, em Prata.

20h – Choro Cultura (Uberaba)

21h – Karine Telles (Uberlândia)

 

- 5 de dezembro, na Praça João Moreira de Souza, em Capinópolis.

20h – Copo Lagoinha (Belo Horizonte)

21h – Ataulfo Alves Jr. (Rio de Janeiro)


- 6 de dezembro, Ginásio Poliesportivo Paulo Honório de Oliveira, em Canápolis

20h – Eterna Chama (Uberlândia)

21h – Zé da Guiomar (Belo Horizonte)


iMídia Comunicação
Flávia Reis


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Cursos de artesanato são ministrados na Oficina Cultural


            Cartões de natal, presépios, guirlandas e enfeites são alguns objetos que dois artistas plásticos e um fotógrafo ensinam a fazer na Oficina Cultural. Uma das oficinas oferecidas este mês é a de origami, que ensina a criar animais e objetos através de dobradura de papel.

De acordo com Luiz Alberto de Sousa, artista plástico que ministra o mini-curso, o primeiro registro de origami é chinês. "Podemos dizer que os japoneses desenvolveram a técnica criada pelos chineses. O meu trabalho aqui é mostrar às pessoas como fazer dobraduras de árvores, renas e confeccionar cartões natalinos. Alguns origamis até podem se tornar pequenos presépios", explicou.

            Miriam Moreira, uma das alunas do mini-curso, adorou a técnica de dobradura. "O curso é muito bom! Na verdade é uma terapia, pois é envolvente, mexe com a nossa criatividade e exige concentração", disse.

            Outra oficina é orientada pelo artista plástico Alexandre França e o fotógrafo André Reis. Eles mostram, por meio da prática, várias referências relacionadas aos símbolos natalinos. As aulas acontecem aos sábados.

Além desses cursos, a Oficina Cultural também disponibilizou oficinas relacionadas ao Mês da Consciência Negra para a população. As aulas com o tema "Olhares africanos, máscaras em papel machê", ministradas por Maria Cristina Florentino e Bruno Andrade Florentino, estimularam o conhecimento sobre o continente africano por meio da arte.

            A oficina "Penteados Afro", ministrada por Crisleine Aparecida Assunção, abordou a estética de cabelos afrodescendentes, através de técnicas de aperfeiçoamento, criação e conservação do penteado afro.

           

 

Fillipe Alves

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Prefeitura de Uberlândia - Alunos da rede municipal discutem temas propostos no 3º Congresso da Juventude

Nesta quinta-feira (26), das 7h ás 11h30, alunos da Escola Municipal Odilon Custódio Pereira, no bairro Seringueiras terão a oportunidade de discutir temas propostos no 3º Congresso da Juventude, que aconteceu no dia 4 de novembro e reuniu mais de 2500 jovens no Sabiazinho.

O encontro será realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho/Núcleo de Apoio ao Jovem, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal da Juventude. "É uma oportunidade para os alunos que não participaram do congresso debater os temas: Drogas e Criminalidade, Mercado de Trabalho, Sexualidade e Relacionamento Familiar", destacou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Iracema Barbosa Marques.

Os cerca de 390 alunos, de 13 turmas do 6º ao 9º ano, participarão de uma palestra com a consultora empresarial, Célia Penatti, sobre "Relacionamento Familiar e Sexualidade". Depois, os alunos serão divididos em grupos coordenados por professores e representantes do Núcleo de Apoio ao Jovem. Cada grupo discutirá um tema.

Durante o 3º Congresso da Juventude, os participantes, também foram divididos em quatro grupos. Eles elaboraram cinco desafios para cada tema, que serão reunidos em um único documento e apresentado à Prefeitura de Uberlândia.

 

Os desafios votados pelos jovens durante o 3º Congresso da Juventude foram:

 

SEXUALIDADE

·         Presença de psicólogos e sexólogos para debater o tema nas escolas

·         Incluir a sexualidade como disciplina obrigatória

·         Passar mais programas sobre sexualidade na TV aberta

·         Núcleo de apoio a sexualidade dos jovens

·        Maior divulgação na rede municipal de saúde sobre: Gravidez na adolescência, DST, métodos contraceptivos e etc

 

DROGAS E CRIMINALIDADE

·         Capacitar professores, funcionários e alunos para ajudar dependentes químicos e seus familiares

·         Criar mais espaços de lazer e de atividades esportivas e artísticas para ocupar o tempo dos jovens

·        Ampliar e estruturar clínicas de tratamento e recuperação de dependentes químicos com o apoio do poder público

·         Criação de mais empregos para os jovens e principalmente para os que estão em recuperação

 

 RELACIONAMENTO FAMILIAR

·        Profissionais da área de psicologia e assistência social para atendimento individualizado às famílias

·         Promover ações entre pais, estudantes, dirigentes das escolas e equipe multidisciplinar para apresentar e discutir problemas de relacionamento familiar

·         Promover atividades para preparar os jovens sobre a importância do planejamento familiar

·         Criar políticas públicas de apoio efetivo à família

 

MERCADO DE TRABALHO

·        Número maior de oportunidades nas empresas para jovens sem experiência profissional, qualificando-os no próprio cargo

·        Que as escolas possam ter acesso a informações de cursos profissionalizantes e vagas oferecidas no mercado de trabalho

·         Implantação de um programa com a finalidade de agregar jovens que queira se profissionalizar com orientação e informação dos cursos técnicos e profissionalizantes

·         Criação de cursos de capacitação nas escolas voltados para estimular os alunos ao desenvolvimento de atitudes mais valorizadas no mercado de trabalho

·        Incentivo às empresas para que promovam mecanismos para o ingresso do jovem aprendiz no mercado de trabalho

 

Secom PMU


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Minas anuncia construção de gasoduto no Triângulo

A matéria completa você lê em:
http://www.farolcomunitario.com.br/mg_005_0891.htm

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Convite Painel



          

Convite

            Em nome desta associação, tenho a honra de convidar Vossa Excelência para o Painel Multidisciplinar:
            "A QUESTÃO DROGA EM UBERLÂNDIA E REGIÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO, PERSPECTIVAS E FORMAS DE INTERVENÇÃO", que será apresentado no Auditório da FIEMG Regional na Avenida Rondon Pacheco 2.100, no dia 25 de novembro de 2009 às 19 horas,
            Partindo do princípio da "Responsabilidade Compartilhada" do Estado e da Sociedade e buscando o entendimento do processo causal, geralmente obscurecido pelo impacto das conseqüências, o Painel contará com exposições objetivas sobre os campos de "Redução da Oferta" e "Redução da Demanda", assim distribuídos:
Coronel José Augusto de Barros
Contextualização e cenários
Dr. Júlio César Domingues Bortolato
A Visão do Departamento de Polícia Federal
Coronel Dilmar Fernandes Crovato
A Visão da Polícia Militar de Minas Gerais
Inspetor Tiago Lucio Corrêa Barra
A Visão da Polícia Civil
Dr Lúcio Flávio Faria e Lima
A Visão da Promotoria e do COMAD
Dr Alexandre Henrique Corrêa Rosa
A Visão do CAPS AD
Maria Abadia Guerra
A Visão do CAPS AD
               A presença de vossa excelência irá engrandecer nossos debates, uma vez que estaremos discutindo um tema de grande interesse com a oportunidade multidisciplinar de reflexão.

                                     Eduardo Luiz da Mata Gonçalves
                                                    Delegado Regional ADESG Uberlândia





--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Ney Matogrosso participa de II Jornada de Atualização em Hanseníase

Cantor participará de mesa redonda que discutirá as questões sociais 

                O cantor de MPB Ney Matogrosso estará em Uberlândia na tarde de amanhã, 26, para participar da confraternização da II Jornada de Atualização em Hanseníase do Triângulo Mineiro, que acontece no Center Convention, em Uberlândia. Ele vai compor uma mesa redonda que irá discutir direitos humanos, integralidade da assistência em hanseníase no Sistema Único de Saúde e estratégias de informação e educação em saúde para eliminar o estigma da hanseníase.

                Ney Matogrosso abraçou a causa em 2003 quando recebeu convite do Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida por Hanseníase (Morhan).  Desde a data, o cantor tem feito trabalhos sociais e levado informações sobre a Hanseníase para diversas partes do país. Antes de integrar ao grupo musical "Secos e Molhados", o cantor também trabalhou na área da saúde. 

Programação quinta-feira 26/11 

08:00 - 08:45h

Hanseníase e Co-Infecção HIV

08:45 - 09:30h

Resistência medicamentosa no tratamento da hanseníase

09:30 - 10:15h

O uso da talidomida em hanseníase e suas implicações legais

10:30 - 11:15h

Vigilância geográfica da Infecção pelo M. leprae por técnicas moleculares, imunológicas e de geoprocessamento para controle de contatos e quimioprofilaxia

11:15 - 12:00h

Abordagem de feridas infectadas: diagnóstico e tratamento

13:30 - 14:15h

Abordagem do tratamento da úlcera de estase em hanseníase

14:15 - 15:00h

Homem Virtual: Uma proposta de tele saúde em hanseníase

15:00 - 15:45h

Portal da hanseníase: Ensino à Distância

15:45 - 16:00h

Os desafios atuais da Integralidade da assistência em hanseníase

16:00 - 17:30h

Mesa Redonda: Sociedade civil e legislativo no controle social e fiscalização das políticas publicas de hanseníase

 

Tema 1: Reabilitação – um direito negligenciado

 

Tema 2: Direitos dos Usuários e a Pensão Especial

 

Tema 3: Frente parlamentar para hanseníase

 

Tema 4: UNIMED Brasil – Responsabilização Social

17:30 -

Confraternização com a presença de Ney Matogrosso

Renata Tavares / Serifa Comunicação Integrada


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

CDL Uberlândia divulga pesquisa de Natal

Um levantamento feito pela CDL Uberlândia mostra que os lojistas estão otimistas com relação à melhor data do comércio, o Natal. De acordo com os dados apurados, a resposta é unânime quando questionados sobre a expectativa de crescimento nas vendas de Natal: 100% dos entrevistados, associados à CDL, acredita que haverá crescimento. "Tal otimismo se dá ao fato da nossa economia ter reagido após os efeitos da crise que sacudiu muitos investidores e também mudou a rotina do comércio lojista", diz Celso Vilela Guimarães, presidente da CDL Uberlândia.

Ainda segundo a pesquisa, o crescimento nas vendas será de até 20% em relação ao mesmo período de 2008. Os itens mais vendidos serão: roupas e calçados, seguidos de eletrodomésticos, celulares, vídeo-game, malas e acessórios para viagens, bolsas e outros. O valor médio gasto com os presentes para 62% dos entrevistados ficará entre R$ 50,00 e R$ 100,00.

                Já com relação ao horário do comércio, a CDL Uberlândia, em parceria com o Sindicato do Comércio de Uberlândia, sugere os seguintes horários no período que antecede o Natal e Ano Novo:

 

DATA

HORÁRIO

DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

07 à 11/12/2009

Das 9:00 às 20:00

14 à 18/12/2009

Das 9:00 às 21:00

21 à 23/12/2009

Das 9:00 às 22:00

24/12/09

Das 9:00 às 20:00

28 à 31/12/2009

Das 9:00 às 20:00

SÁBADOS

05, 12, 19 e 26/12/2009

Das 9:00 às 18:00

DOMINGOS

13, 20 e 27/12/2009

Das 10:00 às 16:00

 

25/12/2009

Feriado Nacional

01/01/2010

Feriado Nacional

 

 

"O horário para o funcionamento do comércio é uma sugestão que oferecemos ao comércio lojista. Contudo ele pode ser adequado a cada estabelecimento, sem deixar de pensar na comodidade do nosso consumidor", reforça Vilela.

Fernanda Beraldo /Serifa Comunicação


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

4º Calu Contando História

Escola Municipal Shopping Park e Escola Prof. Sérgio de Oliveira Marquez - Divulgação


As escolas municipais Shopping Park e Prof. Sérgio de Oliveira Marquez vencem o 4º Calu Contando História

 

As Escolas Municipais Shopping Park e Professor Sérgio de Oliveira Marquez são as campeãs do 4º Festival de Teatro Calu Contando História. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de novembro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL, e atraiu centenas de pais, professores, dirigentes das instituições de ensino e convidados.

 

Muita emoção marcou as apresentações dos alunos classificados nas Categorias A (1º ao 5º Ano do ensino fundamental) e B (6º ao 9º Ano do ensino fundamental), no segmento teatral do Concurso Calu Contando História.

 

No primeiro dia, subiu ao palco os grupos da Categoria A. Os alunos das Escolas Municipais Professor Sérgio de Oliveira Marquez, Professor Leôncio do Carmo Chaves e Maria Leonor de Freitas deram um verdadeiro show, classificando-se, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

No segundo dia, foi a vez dos alunos da Categoria B. Apresentaram-se as Escolas Municipais Shopping Park e Professor Ladário Teixeira, que ficou na segunda colocação.

 

Premiação

 

Durante o evento, a Calu também premiou os alunos da Categoria Desenho. Ao todo, foram 27 classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares.

 

Além da premiação, os vencedores de cada categoria tiveram a oportunidade de exporem seus desenhos, no hall do 3º Bloco do Centro Administrativo Municipal de Uberlândia, na segunda quinzena de novembro.

 

O projeto

 

O Calu Contando História – que tem o apoio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a Superintendência Regional de Ensino -  foi criado pela Cooperativa Agropecuária Ltda. de Uberlândia – Calu, com o objetivo de levar arte, cultura e lazer para as crianças da rede pública de ensino.

 

A cada ano, o projeto foca um tema voltado para a história e a cultura de Uberlândia e região. As professoras trabalham com as crianças  pesquisas e leituras sobre esse tema, para que elas possam desenvolver roteiros teatrais e desenhos.

 

A Calu disponibiliza profissionais que ajudam as escolas a prepararem as crianças: o professor artes cênicas Narlo Rodrigues ministra aulas de teatro para os alunos classificadas na Categoria Teatro e o historiador Jeremias Brasileiro realiza palestras sobre o tema.

 

Este ano, mais de 12 mil crianças foram envolvidas no projeto. "O Calu Contando História é muito importante e tem nos surpreendido a cada edição.  A cada ano o número de alunos atendidos aumenta e isso nos motiva a continuar, melhorando sempre o projeto", avalia o diretor geral da Cooperativa, Ulysses de Freitas Júnior.

 

Para o ator André Ruas do Grupo Diversão Light – um dos jurados que participaram do Festival de Teatro -, esse projeto é muito importante. "Qualquer iniciativa que incentiva a manifestação cultural merece elogios. A Calu está de parabéns pelo projeto e as escolas pelo belíssimo espetáculo que emocionou a todos", disse.


Érica Magalhães /MF Comunicação

Ascom Calu


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Doadores de Sangue recebem Moção de Aplausos

Doadores de Sangue recebem homenagem pelo Dia Nacional do Doador de Sangue

O Vereador Ronaldo Alves entregará Moção de Aplausos a cerca de 100 doadores

Na data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, o vereador Ronaldo Alves, Vice-líder do Governo, prestará homenagem com Moção de Aplausos a cerca de 100 doadores, às 19h, na Câmara Municipal de Uberlândia. Esta homenagem vem de encontro das ações do vereador Ronaldo Alves, líder da Bancada do PSC na Câmara, autor da Lei Municipal nº 10.142/09 que isenta o doador de sangue do pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos. A lei sancionada pelo Prefeito Odelmo Leão, já esta em vigor e pode ser aplicada.

A Moção de Aplausos vem acrescentar à programação especial que acontece na cidade, desde o dia 23, realizadas pelo Hemocentro Regional em homenagem a data e aos doadores, e continuam até a próxima sexta-feira, dia 27.Para o vereador que também é doador, a ação de doar sangue representa um gesto de amor ao próximo e também a vida. "É uma oportunidade que temos de ajudar sem nenhum tipo de interesse ou troca. É uma demonstração de solidariedade e também de evolução espiritual". Recentemente, o parlamentar esteve com sua equipe de assessores no Hemocentro Regional, onde em um ato de cidadania e amor ao próximo contribuiu com o banco de sangue da instituição.

Sobre a Lei Municipal que incentiva a doação de sangue

Em vigor desde o dia 13 de maio último, quando sancionada pelo Prefeito Odelmo Leão, a Lei de autoria do vereador Ronaldo Alves além de incentivar a doação de sangue estabelece a isenção do pagamento da taxa de inscrição do doador em concursos públicos. Segundo o vereador, a Lei beneficia estudantes carentes, famílias de baixa renda e desempregados que buscam no concurso público uma oportunidade de qualidade de vida e um futuro melhor.
"Este projeto foi elaborado com o intuito de aumentar o número de doações de sangue em nosso Hemocentro Regional, haja vista que o número de doadores é inferior a necessidade da instituição. Além disso, a Lei contempla pessoas que realmente não tem condições de pagar a taxa de inscrição destes concursos e que vêem no concurso público uma oportunidade de crescimento e a perspectiva de um futuro melhor", finaliza Ronaldo Alves.
 
Sheila Nogueira
Assessoria de Imprensa Vereador Ronaldo Alves 
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Uberlândia recebe III Minas Expomix

Setor atacadista distribuidor vai discutir "Cadeia de distribuição. Gestão estratégica para a sustentabilidade" 

O UC&VB, como instituição captadora de eventos, traz para Uberlândia a III Minas Expomix, que acontecerá de 13 a 15 de abril de 2010. A 3ª edição do congresso é direcionada ao setor atacadista distribuidor. O tema central será "Cadeia de distribuição. Gestão estratégica para a sustentabilidade". Em uma área de exposição com 1500 m², a III Minas Expomix oferecerá aos congressistas Rodada de Negócios SEBRAE, visitas técnicas e um fórum de Gestão Estratégica, além de muitas palestras, workshops, seminário tributário e mini-cursos de capitação do pequeno e médio varejo.

O lançamento da III Minas Expomix 2010 foi realizado no gabinete do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, e contou com a participação do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberlândia, Dilson Dalpiaz, além das principais lideranças do setor atacadista distribuidor.  

Lídia Vilela / Serifa Comunicação Integrada

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Câmara terá debate sobre Pessoas Desaparecidas amanhã


Nos últimos nove anos, pelo menos 1.257 crianças e adolescentes desapareceram no Brasil. Segundo estatística disponível no site da Rede Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos (ReDesap), apenas 648, pouco mais da metade, conseguiu ser encontrada e 609 permanecem desaparecidas. Dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução por um longo período de tempo, e, muitas vezes, jamais são resolvidos.

Amanhã, dia 24 de novembro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de Uberlândia, vai acontecer um debate sobre Crianças, Adolescentes e Pessoas Desaparecidas.

A vereadora Liza Prado, juntamente com os Conselhos Tutelares e a Associação de Diretoras de Escolas Estaduais de Uberlândia e Região são parceiros neste debate.

Já estão confirmadas as presenças dos três Conselhos Tutelares, do Conselho da Criança e do Adolescente, da Polícia Civil, Promotria, uma psicóloga, dos jornalistas Marcos Maracanã e Amarildo Maciel, do Conselho Municipal de Segurança e Joseli Melo, mãe da menina Bruna, desaparecida em outubro e Márcia de Aguiar, mãe de Jeniffer Karinne Aguiar Teixeira, que desapareceu em julho.

Bruna, 4 anos, brincava na porta de casa quando desapareceu, em Frutal. Um circo e um grupo de pessoas, que foram embora no dia em que Bruna sumiu, são investigados. Segundo Joseli, a filha brincava na porta de casa, no Bairro Frutal 2, com o irmão gêmeo e mais três crianças. A mãe estava na residência, mas não percebeu quando a filha desapareceu.

Jeniffer Karinne Aguiar Teixeira tem 22 anos e desapareceu em Araguari há quatro meses e até hoje seus familiares não conseguiram qualquer notícia sobre o seu paradeiro. Jennifer tem três filhas menores que sentem bastante a falta da mãe.

Liza Prado, sempre preocupada com o problema, teve aprovada a lei 8.748/2004 que dispõe sobre a destinação de espaço no interior dos veículos de transporte coletivo urbano, repartições públicas e autarquias municipais para fixação de cartazes sobre pessoas desaparecidas.

As propostas que forem feitas durante o debate serão encaminhadas a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Desaparecimento de Crianças e Adolescentes.

A vereadora tem também um Projeto de Resolução para instituir o Sistema de Comunicação e Cadastro de Pessoas Desaparecidas em uma página no site da Câmara Municipal de Uberlândia na Internet para facilitar a procura pelos parentes desaparecidos.

A organização Mães da Sé lançou em São Paulo uma revista para alertar as famílias sobre como evitar o desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil, onde tem uma lista de 10 cuidados para evitar desaparecimento de crianças:

* Desde cedo, ensine à criança o nome completo do pai e da mãe;

* Tire o RG (Registro de Identidade Civil) da criança o quanto antes;

* Ensine à criança o número do telefone de casa;

* Oriente a criança a não dar informações a qualquer estranho que se aproxime;

* Oriente a criança a não receber doces, balas e brinquedos de desconhecidos;

* Garanta que a criança esteja sempre acompanhada de alguém de confiança da família;

* Procure saber quem são os amigos das crianças;

* Preste atenção no comportamento de famílias cujos pais evitem contato da criança com a vizinhança;

* Converse sempre com seus filhos;

* Observe mudanças no comportamento de seus filhos.

Liza Prado

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura