A Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (SMAAB) está recebendo inscrições até o dia 31 de maio de interessados em adquirir serviços com máquinas de esteira. Os tratores são utilizados para trabalhos de conservação de solo, como curvas de nível, bolsões e terraços.
Esses serviços impedem que as águas de enxurrada e de chuva causem erosões na propriedade. "Então, os trabalhos de proteção do solo fazem com que a água fique na propriedade rural e seja filtrada para o lençol freático. Isso evita o assoreamento o carregamento de areia e terra para as beiras dos córregos e rios", explicou a secretária de Agropecuária e Abastecimento, Walkiria Borges Naves.
A secretaria subsidia 50% do custo da hora trabalhada. No final, o valor da hora para o produtor sai a R$ 57,50. Além da máquina, o agricultor tem direito a visitas técnicas de servidores da SMAAB, que acompanham o andamento do serviço e fazem o cálculo de projeção de quantas horas são necessárias para concluir o serviço em cada propriedade.
São quatro máquinas disponibilizadas para fazer esse serviço. "Queremos aproveitar esse primeiro semestre para atender com maior rapidez e agilidade o produtor rural. É um serviço de grande importância para o meio ambiente", completou Walkíria Naves.
Os tratores de esteira são recomendados para aplicações na agricultura devido à menor compactação do solo. As esteiras apresentam melhor aderência e melhor distribuição de peso, principalmente em terra solta ou terrenos pantanosos.
Fillipe Alves | Secom PMU
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.