Os refluxos de esgoto ocorrem principalmente nos períodos de chuva, por causa das ligações cruzadas e do lixo que entope as redes coletoras mantidas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Nestas redes estão interligados quase 240 mil imóveis, que possibilitam uma destinação adequada ao esgoto.
Para reduzir a ocorrência de refluxos, as equipes de manutenção do Dmae fizeram a limpeza das redes de esgoto nos pontos mais críticos da cidade, durante a estiagem. Em média, foram executadas, por mês, 750 desobstruções nas redes de esgoto de Uberlândia.
A rede coletora possui 2.500 km de extensão, sendo destinada a transportar o esgoto doméstico até as estações de tratamento. Por isso, o usuário precisa verificar se a sua ligação de esgoto está regular, ou seja, se a água da chuva que sai do seu imóvel vai para a boca de lobo da rede pluvial.
O diretor do Dmae, Epaminondas Honorato Mendes ressalta que os usuários são orientados também a utilizar corretamente a rede de esgoto, que está dimensionada para receber água de banho e descarga; água de lavatórios e ralos de escoamento de banheiros, cozinha e área de serviço; água de máquinas de lavar roupas e outros equipamentos geradores de esgotos domésticos.
Apesar desses cuidados, caso aconteça um retorno de esgoto no imóvel ou em via pública, o usuário deve solicitar o serviço de manutenção do Dmae pelo 0800 940 7272.
Secom PMU
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.