quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fiemg Regional promove coleta seletiva

Projeto quer conscientizar sobre a importância de separar de forma correta os resíduos 

Apoiadas na crescente conscientização de reduzir o volume de lixo enviado a aterros sanitários com o intuito de neutralizar os gases que provocam o efeito estufa, várias empresas vêm adotando a coleta seletiva e a reciclagem para colaborar com a minimização da geração de resíduos e com a preservação dos recursos naturais. No Brasil, essa prática está atingindo níveis cada vez maiores. A Fiemg Regional Vale do Paranaíba, através do Instituto Inderc, também está colocando em prática um programa de responsabilidade social e ambiental. A entidade é a primeira regional do Sistema Fiemg a implantar a prática da reciclagem entre os funcionários através de treinamentos e campanhas de conscientização. 

Para criar a cultura da reciclagem entre os colaboradores foram disponibilizados vários pontos diferentes de coleta do lixo, distribuídos estrategicamente em locais próximos do ambiente de trabalho e nas áreas externas, como o estacionamento. Pilhas e baterias, papel, plásticos, vidros e metais são colocados nos coletores identificados pelas cores branco, verde, vermelho e amarelo, respectivamente, que ficam distribuídos na sede da entidade.  As pilhas e baterias possuem mercúrio, cádmio ou chumbo, que podem provocar graves doenças e sérios danos à natureza. Estes materiais são depositados em um coletor já instalado na recepção, inclusive ficando também à disposição da comunidade. No caso do óleo de cozinha, estes resíduos são depositados nos postos de coleta no Hipermercado Extra. 

Próxima etapa

O Programa de Gestão de Resíduos, do qual a Coleta Seletiva é uma das ferramentas, agora será estendido à todas as unidades Sesi e Senai, ligadas à Fiemg Regional Vale do Paranaíba (Araguari, Monte Carmelo, Tupaciguara e Uberlândia). O objetivo é conscientizar a todos sobre a importância de separar de forma correta seus resíduos, afim de ter uma consciência maior sobre o próprio consumo, reutilizando o que pode ser reutilizado, reciclando o que é passível de reciclagem e, principalmente, reduzindo a produção de resíduos advindos de fontes esgotáveis e que não podem ser reciclados. Tudo isso para contribuir com a preservação do meio ambiente. 

"O Instituto Inderc participa diretamente da coleta no prédio da Fiemg Regional e também da coleta realizada no Hipermercado Extra de materiais descartados pelos clientes. Os recursos gerados pelo material coletado promovem a sustentabilidade do programa. Com este projeto, estamos fazendo a nossa parte e nos tornando sustentáveis, além de multiplicarmos as informações a respeito do assunto através dos espaços educativos da Fiemg, Sesi e Senai", afirma o presidente da Fiemg Regional Vale do Paranaíba e do Instituto Inderc, Pedro Lacerda. 

Carbono zero

Como o fenômeno do aquecimento global está ligado à energia que cada pessoa consome em casa, na rua, nos edifícios, escritórios ou indústrias, com os resíduos que produz, a redução dos gases que provocam o efeito estufa tornou-se uma responsabilidade de todos. Por isso este, projeto vai permitir que a Fiemg Regional e seus colaboradores concretizem esta responsabilidade e em conjunto zelarão pelo bem estar do planeta. 

Curiosidades

- Uma tonelada de papel demora de 1 a 3 meses para se decompor. Se esta mesma quantidade for reciclada, evita-se o corte de 20 árvores.

- Uma tonelada de metais demora de 100 a 500 anos para se decompor. A reciclagem desse montante evita a extração de cinco toneladas de minérios.

- Uma tonelada de vidro demora quatro mil anos para se decompor, o que equivale a 1,3 toneladas de areia.

- Uma tonelada de plástico demora de 200 e 450 anos para se decompor. A reciclagem evita a extração de milhares de litros de petróleo.

 

Lucas Barbosa
Serifa Comunicação Integrada - Assessoria de Imprensa Fiemg Regional Vale do Paranaíba




--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.