quarta-feira, 2 de março de 2011

Cemig realiza blitz em Uberlândia para orientar foliões


Eletricistas e técnicos da Cemig vão realizar blitze educativas no trânsito de Uberlândia e outras cidades da região para orientar sobre os cuidados que devem ser observados para que a população tenha um carnaval tranquilo, sem risco de acidentes com a rede elétrica. 

Em Uberlândia, o evento acontece amanhã, três de março, das 8 às 12 horas, nas Avenidas Floriano Peixoto, esquina com João Naves de Ávila, e Afonso Pena, esquina com Rua Duque de Caxias.

Durante as blitze, serão distribuídos folhetos com dicas para evitar choque elétrico. A população vai receber também orientações para evitar o contato de trios elétricos e carros alegóricos com a rede de energia, cuidados para instalação de equipamentos de som e refrigeração próximos a duchas e piscinas e para a instalação correta de iluminação, enfeites e alegorias. Essa ação é parte da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População – Cepap, desenvolvida pela Cemig durante todo o ano.

Dicas Seguras

Trios elétricos e carros alegóricos

· Os motoristas não devem trafegar sob a rede elétrica energizada, pois a altura desses veículos poderá ser maior que a dos fios elétricos.

· Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la.

· Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação a fiação da rede elétrica e demais obstáculos.

Palanques para apresentação de shows

· A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.

· A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas

· Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

· Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica.

Colisão de veículos com postes da Cemig (abalroamento)

· Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar a lataria do carro.

· Não tentar socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acionar imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros.

Iluminação, enfeites e alegorias

· Não fazer ligação clandestina (gatos).

· Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consultar a Cemig.

· Não instalar nenhum enfeite próximo à rede elétrica.

· Não lançar artefatos (serpentinas, confetes, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.

Em caso de acidentes com a rede elétrica, as solicitações de atendimento poderão ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas, e a ligação é gratuita.

Ivan Magela Rodrigues/ Cemig