sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Publicado aviso de licitação para conclusão do Teatro Municipal de Uberlândia

            Foi publicado na tarde desta quinta-feira (25), na edição especial de número 3547A do diário oficial do município, a concorrência pública nº 798/2010 do tipo "menor preço", para a contratação de empresa de engenharia para a execução de obras e serviços complementares para a finalização do Teatro Municipal de Uberlândia.

            "Essa semana eu estive com o conselheiro Eduardo Carone, do Tribunal de Contas do Estado e expus as razões, os motivos, e a necessidade da conclusão desta obra, que é muito importante para a cultura da nossa cidade, para nossas crianças e jovens. Houve um entendimento e hoje eu recebi do gabinete dele, uma autorização, permitindo que fosse publicado o aviso da licitação. Estou convencido de que estamos no caminho certo, e a partir desta sexta-feira (26) depois de publicado o aviso de licitação nos jornais de grande circulação, o edital começa a valer e correr prazo", explicou o prefeito Odelmo Leão.

O orçamento básico é de cerca de R$ 14 milhões e prevê obras complementares à edificação existente, incluindo as obras civis de acabamento (alvenarias restantes, reboco, piso, pintura, esquadrias, etc.), além da implantação das instalações técnicas especiais (hidrosanitárias, ar condicionado, luminotécnica, acústica, cenotécnica, etc.), a serem harmonizadas e interligadas às características técnicas das diversas etapas já executadas nessa construção, em termos de fundações, estrutura, cobertura e projetos externos. A empresa terá 18 meses para concluir as obras.

"Depois de concluído o Teatro Municipal será mais uma ferramenta de inserção social e uma forma de valorizar as manifestações culturais realizadas na cidade. Esperamos com essa obra que Uberlândia entre no circuito nacional e internacional de cultura", disse o prefeito Odelmo Leão.

 

Teatro Municipal de Uberlândia

 

            O Teatro Municipal, projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer em 1989, começou a ser erguido em 1993. A parte de infraestrutura está praticamente concluída. Já foi realizada a construção das paredes internas, externas e das lajes, inclusive a cobertura; rede de drenagem do estacionamento e acesso; redes de esgoto e águas pluviais; pavimentação do estacionamento; execução da praça e rampa, das escadas para acesso ao palco, aos camarins, rampas e saídas de emergência; chapisco e reboco das paredes externas, conclusão do espelho d'água, execução da estrutura do reservatório d'água; plantio de grama na área externa e iluminação do estacionamento e da praça.

            O teatro terá capacidade para mil pessoas sentadas. O palco é reversível podendo ocorrer espetáculos voltados para área externa, que tem capacidade para até 20 mil pessoas.

 

Apresentações

 

            Mesmo antes de ser concluído o Teatro Municipal recebeu diversas apresentações culturais. Lá já se apresentaram o grupo Galpão, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Grupo de Teatro Formas Animadas e artistas locais no aniversário dos 120 anos de Uberlândia, em 24 horas de cultura.

A obra do teatro também foi palco do Triangulo Fashion e do encerramento da 21ª edição do Festival de Dança do Triângulo em 2009. Artistas da região utilizam o espaço para apresentações de dança e gravação de clipes musicais.

 

Rafael Guimarães | Secom PMU

 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.