sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Oficina de Municípios Canavieiros entra em reta final em Uberlândia com avaliação dos professores

Após três meses de trabalho, as oficinas do "Estudo Municípios Canavieiros 2010" entram na sua reta final. Iniciativa educacional do Projeto AGORA, o trabalho abrangeu 100 municípios em seis estados para orientar docentes da rede pública, dos 7º e 8º anos, a uma nova abordagem pedagógica relacionada à cadeia produtiva da cana-de-açúcar no Brasil. Nesta fase conclusiva dos Munícipios, uma série de cidades foram selecionadas para que os professores possam avaliar e mostrar de que forma a iniciativa contribuiu efetivamente na sala de aula. Na terça-feira (9.11) essa avaliação será realizada em Uberlândia (MG).

 

"Será uma oportunidade ímpar para que os educadores registrem o que de fato mudou na visão dos alunos em relação a esta indústria. Todo o esforço foi neste sentido, de instrumentalizar os professores," afirma  Nayana Rizzo,  assessora de Relações Institucionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA).

Material pedagógico

Além do treinamento, os professores que participaram das oficinas do "Estudo Municípios Canavieiros 2010" receberam material pedagógico desenvolvido pela Editora Horizonte. Foram dois Kits que contém material didático, incluindo o Caderno do Professor, com 52 páginas; um conjunto de oito pôsteres; e um DVD multimídia com fotos e vídeos. 

 Todas as escolas onde os professores apresentaram trabalhos finais realizados com os alunos, tanto por meio de oficinas de encerramento, quanto através do site de apoio, www.municipios-canavieiros.com.br, receberam um jogo educativo criado especialmente para a iniciativa, o "Quem é Quem no Mundo da Cana-de-Açúcar." O objetivo do jogo é consolidar o conteúdo abordado em sala de aula de forma lúdica.

 A primeira iniciativa de cunho educativo do Projeto AGORA, o "Desafio Mudanças Climáticas," atingiu oito estados brasileiros ao longo de 2009, com impacto em mais de dois milhões de alunos do 8º e 9º anos em 12 mil escolas estaduais. Ao final do Desafio, mais de 3.500 estudantes submeteram trabalhos manuscritos abordando mudanças climáticas em suas cidades.

Anote na agenda:

Oficina em Uberlândia- 9 de novembro (terça-feira)

Local: Auditório Cíciero DINIZ -   Centro Administrativo Prefeitura Municipal de Uberlândia

Endereço: Avenida Anselmo Alves dos Santos, 600- Bairro Santa Mônica

Horário: 13:30 h às 17h

Formador: Gilberto Pamplona

 

PROJETO AGORA

 

O Projeto AGORA é uma das maiores iniciativas de comunicação integrada já implantadas no Brasil, unindo empresas e entidades que fazem parte da cadeia produtiva da cana-de-açúcar. O Projeto já conta com apoio das empresas Itaú-Unibanco, Monsanto, Amyris, Basf, BP, Dedini, FMC e SEW Eurodrive, além das entidades ALCOPAR (Associação dos Produtores de Bioenergia no Estado do Paraná); BIOSUL (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul); SIAMIG (Sindicato da Indústria de Fabricação do Etanol no Estado de Minas Gerais); SIFAEG (Sindicato da Indústria dos Fabricantes de Etanol do Estado de Goiás); SINDALCOOL/MT (Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso); SINDALCOOL/PB (Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba); SINDAÇÚCAR (Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco); ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul); CEISE BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro) e a UNICA.

  

SOBRE A UNICA

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA – www.unica.com.br) é a entidade representativa das principais unidades produtoras de açúcar, etanol (álcool combustível) e bioeletricidade da região Centro-Sul do Brasil, principalmente do Estado de São Paulo. As usinas associadas à UNICA são responsáveis por mais de 50% da produção nacional de cana e 60% da produção de etanol. Na safra 2009/10, o Brasil produziu 605 milhões de toneladas de cana, matéria-prima utilizada para a produção de 33 milhões de toneladas de açúcar e 26 bilhões de litros de etanol.

 

Rosa Webster | CDN 

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.