terça-feira, 23 de agosto de 2016

Automação e acessibilidade: conforto e praticidade para pessoas com deficiência

Tendência de luxo e conforto, automação pode facilitar rotina de pessoas com deficiência física ou mental. Em Uberlândia, LuxControl já possui funcionalidades para atender a este público. 

Atividades rotineiras de casa podem não ser tão simples para pessoas com alguma deficiência. Muitas vezes, abrir portas e janelas torna-se um obstáculo para cadeirantes, por exemplo. Acender as luzes também quando interruptor estiver em pontos altos na parede. Imagine-se como alguém com deficiência visual: ao ouvir a campanhia ou interfone, você precisa identificar quem chegou, encontrar a chave certa da porta de entrada, dirigir-se até a porta e encontrar a fechadura. 

É real que muitas pessoas com deficiência são independentes e seguem sua rotina sem auxílio de outros. Mas, muitos destes obstáculos dentro de casa podem ser reduzidos se o imóvel for automatizado.

“A automação inteligente é capaz de tornar mais próximas experiências antes não alcançadas por este público. Bom mesmo é chegar em casa e relaxar, com temperatura e som agradável, de acordo com suas preferências. No caso das pessoas com deficiência, nós oferecemos soluções para proporcionar benefício do conforto com a praticidade de preparar tudo apertando um único botão”, revela Israel Lalli, da LuxControl, empresa especializada em automação de alto padrão de Uberlândia (MG). 

Uma característica da empresa é desenvolver projetos personalizados, por isso a equipe de engenharia possui flexibilidade para atender os mais diversos perfis, inclusive para pessoas com deficiências físicas e mentais. “Existem alguns paradigmas que devem ser quebrados quando vamos desenhar automação. Câmeras não fariam sentido para alguém com deficiência visual se pensarmos apenas nas imagens, mas fazem total sentido se usarmos áudio descrição para lhe contar o que aconteceu. Com LuxControl, o deficiente visual pode saber que há alguém na porta de entrada e tomar a decisão de abrir ou não. A chave, neste caso, é o próprio celular que acionará os comandos já registrados. Para os cadeirantes, sensores de movimento podem facilitar bastante sua locomoção pela casa, abrindo portas, ligando o ar condicionado e a iluminação, entre outras tantas opções”, detalha Lalli.

Uma alternativa, testada pela equipe de engenharia, é a programação por comando de voz. Porém, alguns experimentos comprovaram ser mais prático e rápido acionar as funcionalidades por botões. “Incentivamos o uso do celular, pois está sempre por perto e não precisa de locomoção para operar a casa. Também porque os navegadores por voz dos celulares conseguem se comunicar facilmente com nossa interface. Desta forma, deficiente visual, por exemplo, é notificado por som pelo celular quando alguém estiver na entrada da casa”, explica.

Para orientar clientes, arquitetos, construtores e autônomos sobre como utilizar melhor a automação, a LuxControl oferece atendimento no showroom automatizado na Avenida Rondon Pacheco, 635, bairro Maracanã, em Uberlândia. Atendimento deve ser agendado pelo 0800 940 2662.

Mais sobre LuxControl

Sediada em Uberlândia/MG, a LuxControl é especializada em projetos de alto padrão em automação residencial e corporativa. Sendo uma empresa da Watts Engenharia Elétrica - fundada em 1984 - surgiu no mercado já com total experiência e confiabilidade na área. Conheça o portfólio de obras da marca e inspire-se: www.luxcontrol.com.br e www.facebook.com/luxcontrol

Rosiane Magalhães | Ciclo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.