Terminais do transporte coletivo se transformarão em palco para as apresentações do "Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência"
Para marcar o Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Secretaria de Cultura promove mais uma edição do "Projeto Corpo: Espaços e Inter(re)ferência". De segunda (26) a sexta-feira (30), os grupos Manos do Hip Hop, Strondum, Uai Q Dança, Tripé e o bailarino Ilmar da Silva levarão para os cinco terminais do transporte coletivo da cidade (Central, Planalto, Umuarama, Industrial e Santa Luzia) intervenções artísticas com temas voltados para o cotidiano urbano. As apresentações estão programadas às 9h, 10h30, 14h e 16h30.
A novidade, segundo Dickson Du-Arte, coordenador do setor de Danças da secretaria de Cultura, é que em 2010 a edição foi ampliada. "Nos outros dois anos, a ação acontecia só no Dia Internacional da Dança. Decidimos expandir, porque nosso objetivo é fazer com que um número maior de pessoas tenha acesso à arte. Foram selecionados cinco grupos, que farão parte do cotidiano dos terminais de ônibus da cidade durante uma semana. As pessoas que passarem por ali, seja na parte da manhã ou na parte da tarde poderão conferir e apreciar um pouco a produção artística feita na cidade", disse.
Para participar do projeto, as companhias de dança atenderam as exigências do edital e desenvolveram trabalhos ligados à pesquisa de linguagem, relação entre música e silêncio e as novas possibilidades na dança. Os critérios de avaliação foram: qualidade artística, adequação ao espaço, viabilidade técnica e trajetória do grupo. "Cada um dos trabalhos selecionados traz alguma temática, alguma relação com a rua, com o dia-a-dia das pessoas. O grupo Strondum vai trabalhar a questão do tempo, da correria, de como as pessoas estão precisando de um tempo para parar. Já o grupo Tripé vai levar a questão do comércio, de como é feita a relação de preço e valor", explicou.
Segundo Dikson Du-Arte, estamos em um momento em que a arte, mais do que divertir, é também uma opção de reflexão. "Já que muitas pessoas não têm a possibilidade de frequentar espetáculos artísticos, a Secretaria promove ações com o objetivo de levar a arte aonde o povo está. Desde a primeira edição da mostra, observamos que a importância deste projeto é justamente proporcionar ao cidadão comum, ao passante e aos usuários dos terminais de ônibus, uma oportunidade de ter contato com a dança no meio de um dia de trabalho", esclareceu o coordenador.
Confira as companhias selecionadas e a agenda de apresentações:
Grupo: Grupo Manos do Hip Hop
Trabalho: "Work Shop Popular"
Proposta: Dez bailarinos utilizarão a dança para criar um momento em que as pessoas poderão se juntar ao elenco e executar alguns passos do estilo hip hop.
26/04 – Terminal Santa Luzia – 9h
26/04 – Terminal Planalto – 10h30
30/04 – Terminal Umuarama – 14h
30/04 – Terminal Central – 16h30
Grupo: Strondum
Trabalho: "Intro-Missão"
Proposta: Quatro bailarinos atuarão em um projeto voltado para a intervenção urbana.
26/04 – Terminal Planalto – 14h
26/04 – Terminal Umuarama – 16h30
28/04 – Terminal Santa Luzia – 9h
28/04 – Terminal Central – 10h30
Grupo: Uai Q Dança Cia
Trabalho: "TemPoema"
Proposta: Cinco bailarinos propõem um espetáculo sobre o tempo, voltado para quem passa e se movimenta em um dia caótico/poético.
28/04 – Terminal Industrial – 14h
28/04 – Terminal Central – 16h30
29/04 – Terminal Planalto – 9h
29/04 – Terminal Santa Luzia – 10h30
Grupo: Tripé
Trabalho: "Quanté"
Proposta: Seis bailarinos utilizam o espaço público para re-significar estes espaços de passagem.
29/04 – Terminal Umuarama– 14h
29/04 – Terminal Planalto - 16h30
30/04 – Terminal Central – 9h
30/04 – Terminal Santa Luzia - 10h30
Grupo: Ilmar Silva
Trabalho: "Vitrine Hurbana"
Proposta: Em espetáculo solo, bailarino vai traduzir os seus sentimentos, angústias, tristezas e alegrias. Presságio da vida moderna – Humana/Hurbana.
27/04 – Terminal Central – 9h
27/04 – Terminal Umuarama – 10h30
27/04 – Terminal Santa Luzia – 14h
27/04 – Terminal Industrial - 16h30
Secom PMU
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.