sexta-feira, 7 de maio de 2010

Museu Municipal abrirá neste sábado (8) para visitação

Foto: Paulo churrasquim

Neste sábado (8), quem passar pela praça Clarimundo Carneiro das 16h às 20h, poderá conhecer um pouco mais sobre a história de Uberlândia. O Museu Municipal estará aberto para visitação. O acervo tem mais de 2.500 peças entre elas diversos tipos de artefatos antigos, como instrumentos de trabalho, utensílios domésticos, objetos pessoais e roupas das pessoas que viveram no município em outras épocas.

O Museu abre as portas neste horário especial, todo segundo sábado do mês, no mesmo dia em que acontece a Feira do Coreto, que funciona das 15h às 22h.  "Foi algo que veio de encontro com a necessidade dos próprios visitantes e é uma ótima oportunidade para quem trabalha durante a semana e não tem tempo de conhecer as exposições", explicou Elaine Corsi, administradora do Museu. De segunda a sexta, o local permanece aberto das 8 às 18h.

 

O Museu

 

O Museu Municipal de Uberlândia recebe mais de 50 pessoas diariamente. Entre os visitantes, estão grupos que optam pelas visitas monitoradas, onde há o acompanhamento de profissionais. Escolas do ensino fundamental, médio e superior utilizam este recurso para dar suporte curricular aos alunos.

"Atualmente, temos três mostras de longa duração. Uma delas é a Nossas Raízes, que retrata a história do nascimento da cidade até o ano de 1908. Outra é a Câmara Municipal, que conta um pouco da trajetória política na cidade. Além destas, o público pode visitar a exposição Câmaras Fotográficas, que aborda o surgimento destas peças", disse Eliane.

No Museu, além das peças expostas, são desenvolvidas atividades relativas à pesquisa, documentação, conservação, palestras, vídeo-debates e oficinas.

 

Palácio dos Leões

O prédio do Museu Municipal é um dos mais antigos da cidade. Construído em 1916, o palácio dos Leões chama a atenção pela imponência e beleza arquitetônica. "Nosso público é bem variado. Jovens, adultos, crianças e idosos se impressionam com os artefatos, com os cenários e com a beleza do prédio. Certas pessoas se emocionam ao ver as mostras e voltam diversas vezes para visitar as mesmas exposições. E o engraçado é que os filhos têm trazido os pais para o Museu. Crianças pedem para conhecer e acabam fazendo com que os adultos arranjem um tempinho para apreciar a história", contou a administradora.

 

 Feira do Coreto

Uma das mais tradicionais feiras de Uberlândia, a Feira do Coreto é realizada todos os meses na Praça Clarimundo Carneiro, no Fundinho, pela Associação dos Artesãos com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. De acordo com o coordenador do evento, Francisco Chagas, a cada edição passam mais de 400 pessoas pela feira, que podem acompanhar o trabalho dos 27 expositores.

Os visitantes podem conferir exposições, trabalhos de artesanato e artes plásticas, além de comidas típicas e apresentação musical do grupo Forró de Roupa. "A Feira do Coreto é uma janela para os artistas da região mostrarem seus trabalhos", afirma.

 

Serviço:

O quê: Museu Municipal/Feira do Coreto

Local: Praça Clarimundo Carneiro

Data: 8 de maio

Horário: Museu Municipal :16h às 20h e Feira do Coreto: 15 às 22h

 

CULTURA – Feira do Coreto

6 de Maio de 2010

 


Secretaria Municipal de Comunicação Social

Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Uberlândia / MG

(34) 3239-2684 / 2441 / 2883

 




--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.