quarta-feira, 5 de maio de 2010

Índice de infestação da dengue cai para 0,7%

Em 2009, no mesmo período, índice era de 0,9% 

 

            Caiu para 0,7% o índice geral de infestação pelo mosquito Aedes aegypti que transmite a dengue. O Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), realizado nos dias 27 e 28 de abril, aponta que o índice no Município está abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de 1% e menor que o registrado no mesmo período em 2009, que era de 0,9%.

Neste ano, em janeiro o índice era de 2,9% e em março de 1,9%. "Para esta redução tivemos o envolvimento de todos. A população contribuiu muito. Para conscientizar a todos, realizamos reuniões em escolas, creches, igrejas e outros locais. Mostramos que é importante manter condutas preventivas, como escovar pratinhos de planta e manter os quintais livres de objetos que retêm água", disse.

Outro motivo apontado pelo coordenador para a redução do Lira é a mudança climática. "Não está chovendo muito e não encontramos tanta água parada", afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com 432 agentes de controle de zoonoses que eliminaram uma média de 240 focos do Aedes aegypti, por dia, nos últimos meses. "Outros serviços que merecem destaque foi a coleta de pneus, a vedação de 12 mil caixas d'água e a inserção de peixes lebiste, que se alimentam de larvas do Aedes aegypti, nos reservatórios industriais, usados para decantação e oxigenação de água. Foi uma ação conjunta que deu resultado positivo", destacou.    

A partir deste mês a ação da SMS deixa de ser de combate e passa a ser de controle para eliminar os ovos do Aedes aegypti. De acordo com Arruda, o ovo do mosquito tem poder de permanência de até 450 dias ao ar livre, em temperatura ambiente. "Podemos chegar em 2011 com ovos deixados em 2010, por isso é importante não descuidarmos para no futuro termos uma situação ainda mais tranquila", finalizou.

  

Secom PMU

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.